A alta cobertura vacinal segue produzindo efeitos positivos sobre os dados da pandemia do coronavírus entre os gaúchos. Abril termina com 245 mortes por covid-19 registradas no Rio Grande do Sul, redução de 68% em comparação a março, segundo dados do Ministério da Saúde neste domingo de Dia do Trabalho (1º de maio).
A melhora é nítida quando se analisa todo o período da pandemia: este abril de 2022 é o mês com o quarto menor número de mortes por coronavírus no Estado. Apenas março, abril e maio de 2020 – os três primeiros meses após a chegada do vírus ao país, quando a doença ainda era pouco presente no Rio Grande do Sul – contabilizaram menos vítimas.
Os dados são de notificação do óbito às autoridades, e não de data de ocorrência da morte.
De março para abril, o número de casos caiu 47% – foram registradas 62.349 infecções. A despeito da melhora, o número de gaúchos infectados em abril foi quase quatro vezes maior do que em dezembro do ano passado, mês “de ouro” da covid-19 em solo gaúcho, quando 15,8 mil pessoas foram contaminadas no Rio Grande do Sul.
A melhora de cenário costuma levantar o questionamento sobre quando será o fim da pandemia – nesta semana, a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgou boletim no qual destaca que todos os indicadores estão em melhora no Brasil, mas que a covid-19 ainda não acabou.
No Rio Grande do Sul, 79,3% de toda a população tomou duas doses e 49,4% completou o esquema vacinal com o reforço. É a sexta melhor cobertura vacinal entre Estados brasileiros, no mesmo patamar de países como França, Itália, Alemanha e Canadá.
Todavia, mais de 751 mil gaúchos estão com a segunda dose atrasada e cerca de 2,3 milhões já deveriam ter tomado o reforço contra o coronavírus.
Fonte: GZH
Comments