Mortes por bebidas com metanol chegam a 10 no Brasil; 7 são em SP
- Andrei Nardi

- 23 de out.
- 1 min de leitura
País soma 53 casos confirmados de intoxicação. Saiba identificar os sintomas e o que fazer
O Brasil registra 10 mortes confirmadas por ingestão de bebida alcoólica adulterada com metanol desde o final de setembro, segundo o Ministério da Saúde. O estado de São Paulo é o mais afetado, com 42 ocorrências e sete dos óbitos.
A vítima mais recente confirmada em São Paulo é um jovem de 25 anos, de Osasco, que morreu em 23 de setembro. O caso foi divulgado no último boletim do governo paulista, nesta quarta-feira, 22 de outubro.
Balanço da intoxicação
Dos 10 óbitos no país, sete ocorreram em São Paulo, dois em Pernambuco e um no Paraná. Outros 11 casos suspeitos estão sob investigação. No total, o país soma 53 casos de intoxicação confirmados e 59 em análise.
Riscos da substância
A intoxicação por metanol é uma emergência médica. A substância, quando ingerida, é metabolizada no organismo em produtos tóxicos (como formaldeído e ácido fórmico), que podem causar cegueira irreversível e morte.
Sintomas e o que fazer
Os principais sintomas da intoxicação são visão turva ou perda de visão, náuseas, vômitos, dores abdominais, sudorese e mal-estar generalizado.
Ao identificar esses sinais, é necessário procurar imediatamente a unidade de atendimento mais próxima. Também é recomendado contatar os centros de intoxicação para orientação:
Disque-Intoxicação (Anvisa): 0800 722 6001
Centro de Controle de Intoxicações de SP (CCI): (11) 5012-5311 ou 0800-771-3733 (demais localidades)









