Morre Diogo Jota, aos 28 anos, em acidente de carro na Espanha
- Andrei Nardi
- há 9 horas
- 2 min de leitura
Atacante do Liverpool e da seleção portuguesa estava com o irmão, André Silva, que também faleceu no local; veículo pegou fogo após sair da pista
O jogador português Diogo Jota, de 28 anos, atacante do Liverpool e da seleção de Portugal, morreu em um acidente de carro na madrugada desta quinta-feira, 3 de julho, na Espanha. O irmão do atleta, André Silva, de 26 anos, que era jogador do Penafiel, também morreu no acidente. A informação foi confirmada por autoridades espanholas e pela Federação Portuguesa de Futebol.
O acidente ocorreu na rodovia A-52, na província de Zamora, noroeste da Espanha. De acordo com o comunicado da Guarda Civil espanhola, o carro em que os irmãos estavam, uma Lamborghini, saiu da pista após um dos pneus estourar durante uma ultrapassagem. O veículo pegou fogo na sequência. Os serviços de resgate foram acionados, mas já encontraram os dois ocupantes sem vida.
"A investigação aponta para um acidente de trânsito devido ao estouro de um pneu durante uma ultrapassagem. Como consequência do acidente, o carro se incendiou, e ambos os ocupantes morreram", informou a Guarda Civil.
Luto no futebol
A Federação Portuguesa de Futebol lamentou profundamente as mortes. "Muito mais do que o fantástico jogador, com quase 50 internacionalizações, Diogo Jota era uma extraordinária pessoa, respeitado por todos os colegas e adversários", diz parte da nota. A entidade informou que solicitou à UEFA a realização de um minuto de silêncio antes da partida da seleção feminina de Portugal nesta quinta-feira.
O Liverpool, clube inglês onde Jota atuava, também publicou uma nota afirmando estar "devastado com o trágico falecimento" e que oferecerá todo o apoio à família. O Porto, clube onde os irmãos foram atletas na base, também expressou suas condolências.
Trajetória de sucesso
Nascido em 1996, Diogo Jota iniciou a carreira no Paços de Ferreira e passou por clubes como Atlético de Madrid e Wolverhampton antes de ser contratado pelo Liverpool em 2020. No clube inglês, viveu o auge da carreira, conquistando um Campeonato Inglês, uma Copa da Inglaterra e duas Copas da Liga.
Pela seleção portuguesa, Jota disputou quase 50 partidas e marcou 14 gols, tendo conquistado o título da Liga das Nações no mês passado.
O jogador havia se casado no dia 22 de junho com Rute Cardoso, com quem tinha três filhos, de 4 anos, 2 anos e sete meses.
