top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Moradores de Barra do Rio Azul ainda enfrentam desafios de recuperação um mês após severa enchente

Enchente dos rios Azul e Paloma atingiu o município de 1,7 mil habitantes em 3 de novembro, causando prejuízos em casas e comércios que agora passam por recuperação gradual.

 

A cidade de Barra do Rio Azul, a cerca de 70km de Getúlio Vargas, ainda está enfrentando os impactos da maior enchente já registrada em sua história, ocorrida há um mês. Com cerca de 1,7 mil habitantes, os moradores ainda calculam os prejuízos e se dedicam à reconstrução, sabendo que o processo será demorado.

Recursos governamentais para a recuperação

A prefeitura já recebeu auxílio financeiro dos governos estadual e federal para auxiliar na reconstrução. Do governo do Rio Grande do Sul, foram repassados R$ 1,9 milhão, destinado à recuperação de solos e equipamentos na área da saúde. Já do governo federal, foram destinados R$ 3,5 milhões, que contemplam as áreas da saúde, assistência social, recuperação e limpeza da cidade, além da compra de veículos. No entanto, a administração municipal aguarda a liberação de recursos da Defesa Civil nacional para reconstruir pontes no interior do município.

Reconstrução e previsão de prazos

De acordo com a administração municipal, a recuperação completa do município levará tempo e provavelmente só será concluída após março de 2024. Os esforços serão concentrados em medidas preventivas para evitar futuros desastres semelhantes ao que ocorreu em 3 de novembro. Serão realizadas ações gradualmente, com um passo de cada vez.

Enchente e danos causados

A população de Barra do Rio Azul foi surpreendida pela enchente dos rios Azul e Paloma, que circundam a cidade, no início da manhã do dia 3 de novembro. Imagens mostram a força das águas levando pelo menos duas casas e uma viatura da Brigada Militar. A viatura foi encontrada dois dias depois, a 5 quilômetros de distância do município.

Além das residências, os estabelecimentos comerciais também sofreram danos e, aos poucos, os empresários estão buscando reabrir as portas e retomar as atividades.


Comentarios


VEJA TAMBÉM

bottom of page