Monitoramento do Rio Abaúna passa a ser em tempo real com nova estação
- Andrei Nardi

- 14 de out. de 2025
- 1 min de leitura
Equipamento instalado em Getúlio Vargas vai transmitir dados sobre cheias a cada 15 segundos para a Defesa Civil, permitindo respostas rápidas a eventos climáticos
O monitoramento de cheias no Rio Abaúna, em Getúlio Vargas, passou a ser feito em tempo real com uma nova estação instalada nesta segunda-feira, 13 de outubro. O equipamento, localizado na Rua Luiz Bergamini, bairro Consoladora, faz parte de um projeto de Monitoramento Hidrometeorológico da Defesa Civil Estadual, que prevê a implantação de 130 estações no Rio Grande do Sul.
O sistema transmite dados a cada 15 segundos e coleta informações sobre chuva, temperatura do ar e do solo, umidade, radiação solar, sensação térmica, direção e velocidade dos ventos e pressão atmosférica. O equipamento também mede o nível do rio e possui uma câmera de videomonitoramento. Alimentado por energia solar, tem autonomia de sete dias e envia os dados por rede 4G/5G, com backup via satélite.
Segundo o coordenador da Defesa Civil Municipal, Vagner Chimento, a parceria representa um avanço para a segurança da população. "Com o apoio da tecnologia e o acesso a informações em tempo real, podemos agir de forma mais preventiva, planejada e eficiente", afirmou.
Chimento explicou que o projeto foi desenvolvido em quatro etapas: um estudo técnico para identificar a necessidade do equipamento; a definição do local ideal; a instalação da estrutura física e dos sensores; e a integração do sistema de dados à Defesa Civil, que está em andamento e permitirá o acionamento rápido em situações de risco.










