Ministério Público do RS lança campanha de incentivo à vacinação contra o HPV
- Andrei Nardi
- 15 de jul.
- 2 min de leitura
Iniciativa "Juntos contra o HPV" visa ampliar cobertura vacinal em crianças e adolescentes de 9 a 14 anos e usa caso de Santa Cruz do Sul como exemplo
O Ministério Público do Rio Grande do Sul (MPRS) lançou, nesta segunda-feira, 14 de julho, a campanha "Juntos contra o HPV – Vacina Sim". A iniciativa, coordenada pelo Centro de Apoio Operacional da Educação, Infância e Juventude, busca mobilizar a sociedade sobre a importância da vacina para prevenir o câncer e outras doenças causadas pelo Papilomavírus Humano (HPV).
A campanha prevê a divulgação de vídeos, materiais informativos e depoimentos de especialistas para desconstruir mitos e orientar sobre a doença. "O Ministério Público [...] cumpre seu papel constitucional de defensor dos direitos fundamentais da infância e juventude, incentivando a prevenção como melhor caminho para proteger vidas", afirmou a promotora de Justiça Cristiane Corrales, coordenadora do Centro de Apoio.
A importância da vacina
De acordo com o Ministério da Saúde, o HPV é a infecção sexualmente transmissível mais comum no mundo e pode causar diversos tipos de câncer, como o do colo do útero. A vacina é a forma mais eficaz de prevenção e está disponível gratuitamente no Sistema Único de Saúde (SUS) em dose única para meninas e meninos de 9 a 14 anos, faixa etária de maior eficácia da imunização.
Exemplo de sucesso em Santa Cruz do Sul
A campanha se inspira em projetos bem-sucedidos, como o desenvolvido em Santa Cruz do Sul pela médica Denise Müller, parceira da iniciativa. Em 2022, uma mobilização local apoiada pelo promotor de Justiça Érico Barin elevou a aplicação de doses no município em quase 400% na população de 9 a 14 anos, saltando de 198 doses em julho para 980 em novembro daquele ano.
"Campanhas de educação e conscientização são necessárias sobre o papel da vacina em prevenir câncer, pois vai livrar crianças e adolescentes – futuros adultos – de serem acometidos por um dos seis tipos de câncer que a imunização previne", ressaltou a médica.
