Ministro do TCU orienta prefeitos do Alto Uruguai sobre práticas de governança
- Andrei Nardi
- 9 de jun.
- 2 min de leitura
Em assembleia da AMAU, Augusto Nardes destacou a necessidade de planejamento e avaliação constante para uma gestão pública eficiente e para evitar problemas legais futuros aos gestores
A Associação de Municípios do Alto Uruguai (AMAU) promoveu uma Assembleia Geral Extraordinária na manhã desta segunda-feira, 09 de junho, em sua sede em Erechim. No encontro, que contou com a presença de prefeitos dos 32 municípios da região, o ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), João Augusto Nardes, palestrou sobre a importância da governança na administração pública como forma de proteger os gestores de futuras implicações legais.
Na abertura do evento, o presidente da AMAU e prefeito de Marcelino Ramos, Vannei Mafissoni, destacou o compromisso dos municípios com a gestão responsável.
"A vinda do Ministro Nardes com sua larga experiência nos traz segurança para gerirmos nossos municípios. Essa é mais uma pauta estratégica para a gestão pública regional", relatou Vannei Mafissoni, presidente da AMAU
Mafissoni também aproveitou a oportunidade para reforçar a necessidade de investimentos em infraestrutura que conectem a região com outras associações de municípios, como a Associação dos Municípios da Região Nordeste Rio-grandense (AMUNOR) e a Associação dos Municípios da Zona da Produção (AMZOP).
"Na nossa região tínhamos 11 municípios sem acesso asfáltico, hoje são quatro, com projetos em andamento, graças à união dos prefeitos da AMAU. Mas precisamos de obras que nos liguem a outras regiões", afirmou.
Governança como prevenção e legado
O ministro João Augusto Nardes focou sua apresentação na governança como uma ferramenta preventiva. Ele explicou que o TCU tem adotado uma postura mais voltada à orientação do que à punição.
"Os prefeitos precisam estar preparados, com governança, para evitar problemas futuros, quando seus mandatos findarem", declarou Nardes.
Segundo o ministro, a implementação de uma boa governança é essencial para que os prefeitos deixem um legado positivo em suas comunidades. Ele elencou 10 passos para uma boa gestão, que incluem organização interna, planejamento, supervisão, participação social, coerência de políticas públicas, transparência e avaliação constante das ações.
"O líder são vocês, precisam estar rodeados de pessoas que possam colocar em prática seus projetos, com avaliação constante. (...) Precisam dialogar com todos, não com grupos, pois política é a arte de engolir sapos", disse João Augusto Nardes, ministro do Tribunal de Contas da União
Análise de outras esferas
Nardes também analisou a gestão nos níveis estadual e federal, afirmando que ambos precisam ampliar suas práticas de governança, principalmente na avaliação de riscos.
"Hoje, os governos começam obras e em diversas situações não terminam. Isso acaba nos levando a erros estratégicos, como o sucateamento de nossa viação férrea", exemplificou.
Ao final, o ministro reforçou que o caminho para um país mais justo passa pela justiça fiscal e social, pela priorização das necessidades da população e pela construção de uma governança que inspire confiança.
"O Brasil precisa de diálogo para entregar resultados para a população", concluiu.
