top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ministro da Justiça entrega viaturas e equipamentos para programa de segurança no Rio Grande do Sul

Na manhã desta sexta-feira, o Ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, entregou ao Rio Grande do Sul 31 viaturas e diversos equipamentos de segurança para o Programa Nacional de Segurança com Cidadania (Pronasci II). O evento ocorreu no hangar da Polícia Rodoviária Federal (PRF), em Porto Alegre, e contou com a presença do governador Eduardo Leite e outras autoridades. O investimento total é de R$ 4,4 milhões, incluindo nove drones e veículos voltados para investigação e combate à violência contra a mulher, uma das principais prioridades do programa.


Segundo Flávio Dino, o Pronasci II também tem como objetivo combater o crime organizado, especialmente o tráfico de drogas. Ele destacou uma recente operação da Polícia Federal que desarticulou uma quadrilha que atuava há anos no tráfico internacional e no Rio Grande do Sul, tendo movimentado 17 toneladas de cocaína. A operação resultou no cumprimento de mais de 500 mandados de prisão, busca e apreensão, muitos dos quais centenas no Rio Grande do Sul. Para o ministro, a integração é fundamental no combate ao crime.


O governador Eduardo Leite enfatizou a redução nos índices de feminicídio no Estado no primeiro trimestre de 2023, segundo dados da Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP). No entanto, ele ressaltou que este tipo de crime ainda não apresenta uma tendência estável de redução e, portanto, a atenção concentrada na área é fundamental. Leite também destacou a redução nos crimes contra o patrimônio e homicídios no Estado, que, segundo ele, são reflexos de investimentos feitos pelo programa RS Seguro, em sinergia com o Pronasci.


Entre os equipamentos entregues estão 21 viaturas descaracterizadas (sete sedans, nove hatches e cinco veículos 4x4), nove drones, dez viaturas caracterizadas (todas sedans), 65 pistolas 9mm, 25 pistolas .40, 210 munições, 14 capacetes balísticos, 25 coletes balísticos e uniformes.


Com a entrega dos equipamentos, espera-se que a segurança pública no Rio Grande do Sul seja fortalecida e os índices de violência reduzidos.

Foto: Guilherme Almeida/Correio do Povo

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page