Covid-19, burnout e câncer estão entre as 165 novas patologias incluídas.
O Ministério da Saúde anunciou a inclusão de 165 novas doenças na lista de agravos relacionados ao ambiente de trabalho. Dentre as patologias acrescentadas, destacam-se a covid-19, distúrbios músculo-esqueléticos, alguns tipos de câncer e problemas mentais como o burnout, ansiedade e depressão.
A portaria com as alterações, publicada no Diário Oficial da União, reconhece que o uso de drogas e o abuso de álcool podem ser consequência de jornadas exaustivas e assédio moral no trabalho. As mudanças receberam parecer favorável dos Ministérios da Saúde, do Trabalho e da Previdência Social e passam a valer em 30 dias.
Com a atualização, a lista de doenças ocupacionais passa de 182 para 347 códigos de diagnósticos. As inclusões foram avaliadas pela Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador (Renast) durante encontro realizado nesta semana em Brasília.
De acordo com informações do Ministério da Saúde, quase 3 milhões de casos de doenças relacionadas ao trabalho foram atendidos pelo Sistema Único de Saúde entre 2007 e 2022. Destes, 52,9% estão ligados a acidentes graves. A pasta ressalta que a revisão da lista é prioridade do governo e fortalece a fiscalização e o acesso a benefícios.
Comments