Painel terá dados atualizados duas vezes por dia sobre casos confirmados do vírus em aves silvestres no país
O Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) lançou um painel para consulta pública de casos confirmados do vírus da influenza aviária de alta patogenicidade, que causa a chamada gripe aviária. A plataforma terá duas atualizações diárias, às 13h e às 19h, com os laudos de investigações que detectarem novos casos da doença.
24 focos confirmados em quatro estados
Segundo o MAPA, o Brasil tem 24 focos confirmados de gripe aviária em aves silvestres nos estados do Espírito Santo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e São Paulo. As espécies afetadas são o trinta-réis-de-bando, atobá-pardo, trinta-réis-real, trinta-réis-boreal, corujinha-do-mato, cisne-de-pescoço-preto, gaivota-de-cabeça-cinza, fragata e biguá.
População deve acionar serviço veterinário
O ministério alerta que a população não deve recolher aves que encontrar doentes ou mortas, mas acionar o serviço veterinário mais próximo para evitar que o vírus se espalhe. O Brasil continua com status de livre perante a Organização Mundial de Saúde Animal (OIE), pois não há registro de casos de gripe aviária na produção comercial.
Mais informações no site do MAPA
O painel pode ser consultado por qualquer pessoa no site mapa-indicadores.agricultura.gov.br.
Comments