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MEC oferece 1,25 milhão de vagas para curso de educação inclusiva voltado a professores

Inscrições para as primeiras 250 mil vagas começam na próxima semana

 

O Ministério da Educação (MEC) anunciou nesta terça-feira (15) que abrirá 1,25 milhão de vagas para um curso de educação especial na perspectiva da educação inclusiva, voltado à formação de professores. A partir do dia 21 de outubro, os docentes interessados poderão se inscrever para as primeiras 250 mil vagas por meio dos sites das 50 instituições de ensino superior que aderiram ao programa. A lista das entidades será divulgada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Curso online e objetivos

O curso será oferecido na modalidade online, voltado para educadores que atuam na educação básica, abrangendo desde a educação infantil até o ensino médio. O objetivo é capacitar os professores para desenvolverem práticas pedagógicas inclusivas, atendendo às necessidades de alunos com deficiência, transtornos de desenvolvimento e altas habilidades.

Censo Escolar e demanda por inclusão

Segundo o Censo Escolar 2023, cerca de 1,5 milhão de alunos da educação especial estão matriculados em classes comuns da rede pública de educação básica. A formação dos professores visa aprimorar a inclusão e a qualidade do atendimento a esses estudantes.

Formato e conteúdo do curso

O curso começará em março de 2025, com uma carga horária de 120 horas. Ele será oferecido pela Universidade Aberta do Brasil (UAB) em parceria com a Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e a Universidade Federal de Goiás (UFG), utilizando o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) da Capes.

A formação será dividida em quatro módulos:

  • Direitos humanos, diversidade e educação inclusiva;

  • Desenvolvimento humano, ensino e aprendizagem na perspectiva inclusiva;

  • Currículo, tecnologias e práticas pedagógicas inclusivas;

  • Práticas e recursos pedagógicos inclusivos na escola.

Processo de avaliação

Os participantes serão avaliados por meio de atividades como elaboração de textos, desenvolvimento de recursos e projetos práticos. As avaliações incluirão a observação de estratégias pedagógicas utilizadas em experiências de ensino.

O curso pretende ampliar o acesso à formação inclusiva e oferecer suporte para professores em diversas regiões do Brasil.

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