O Ministério das Comunicações (MCom) anunciou na quarta-feira (23) que a faixa de frequência de telecomunicações destinada ao 5G será disponibilizada para instalação de novas estações em 100 municípios brasileiros. Do total, 73 municípios estão localizados no Rio Grande do Sul, como especificado na lista abaixo.
A partir da próxima segunda-feira (28), as operadoras de telefonia que adquiriram lotes na faixa de 3,5 GHz durante os leilões do 5G em 2022, nas cidades mencionadas, poderão solicitar à Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) o licenciamento e ativação das estações 5G.
O processo de implementação do 5G começou em junho de 2022, pelas capitais, e agora se expande para outras cidades. Com a liberação da faixa a partir de segunda-feira (28), cerca de 122 milhões de cidadãos, representando quase 60% da população do país e residindo em 1.812 municípios, terão acesso à tecnologia 5G, de acordo com o Ministério das Comunicações.
A Anatel enfatizou que a liberação da faixa não implica na instalação imediata de redes 5G nas localidades, pois isso depende do planejamento individual de cada prestadora do serviço.
Para acompanhar o progresso das cidades liberadas, o grupo de acompanhamento de soluções para interferências na faixa de 3.625 a 3.700 MHz disponibiliza um painel de dados com informações sobre as cidades onde a faixa de 3,5 GHz já está liberada e o planejamento aprovado para as próximas liberações. Segundo informações deste painel, a liberação em Getúlio Vargas da faixa 3,5 GHz (usada para o 5G) é até 24 de junho de 2024.
O ministro das Comunicações, Juscelino Filho, destacou: "A liberação da faixa do 5G é uma das primeiras etapas desse trabalho contínuo que o governo federal desenvolve, de norte a sul do país, para levar a quinta geração de dados móveis a todo brasileiro, a toda escola e unidade de saúde. Os compromissos das operadoras vencedoras do leilão do 5G vão até 2030, mas seguimos trabalhando para adiantar esse prazo."
A tecnologia 5G opera na mesma faixa de radiofrequência que o sinal de TV transmitido para as parabólicas tradicionais, conhecida como Banda C. A Anatel alerta que as antenas parabólicas tradicionais deixarão de funcionar e, portanto, os usuários que ainda não possuem TV Digital e recebem transmissões da TV aberta via antena parabólica devem adaptar o equipamento para evitar interrupções.
O MCom e a Anatel esclarecem que as parabólicas tradicionais devem ser substituídas por modelos digitais. Para famílias cadastradas no Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal (CadÚnico), o governo oferece kits gratuitos de instalação de modelos digitais que garantem qualidade de som e imagem, mediante agendamento.
Cidadãos que recebem sinal de TV por antena do tipo "espinha de peixe" ou por antena digital interna não precisam efetuar a troca de equipamento.
Todas as informações detalhadas estão disponíveis no site Siga Antenado.
Municípios contemplados no RS
Água Santa
Agudo
Almirante Tamandaré do Sul
Alpestre
Aratiba
Arroio do Tigre
Arroio Grande
Augusto Pestana
Barra do Rio Azul
Barracão
Boa Vista do Cadeado
Boa Vista do Incra
Bossoroca
Cacique Doble
Capão do Cipó
Cerrito
Charrua
Chuí
Coqueiros do Sul
Dona Francisca
Encruzilhada do Sul
Ernestina
Estrela Velha
Faxinal do Soturno
Floriano Peixoto
Fortaleza dos Valos
Herval
Hulha Negra
Ibarama
Ibiaçá
Ibirapuitã
Iraí
Itacurubi
Itatiba do Sul
Jacuizinho
Jacutinga
Jóia
Lagoa Bonita do Sul
Lavras do Sul
Maçambará
Manoel Viana
Marau
Não-Me-Toque
Nicolau Vergueiro
Nova Esperança do Sul
Nova Palma
Paim Filho
Paraíso do Sul
Pedro Osório
Pinhal Grande
Piratini
Pontão
Quaraí
Restinga Sêca
Ronda Alta
Salto do Jacuí
Sananduva
Santa Cecília do Sul
Santa Margarida do Sul
Santa Vitória do Palmar
Santo Antônio do Planalto
Santo Expedito do Sul
São Francisco de Assis
São João da Urtiga
São João do Polêsine
São José do Ouro
São Miguel das Missões
Sobradinho
Tapejara
Tio Hugo
Tupanci do Sul
Victor Graeff
Vila Lângaro
Comments