Nesta terça-feira (18), o governo federal publicou o edital do programa Mais Médicos, que abriu 552 vagas para 216 municípios do Rio Grande do Sul. O programa tem como objetivo preencher vagas no Sistema Único de Saúde (SUS) para atendimento de atenção primária, em Unidades Básicas de Saúde (UBSs). O valor das bolsas oferecidas será o mesmo, cerca de R$ 12,8 mil, e os médicos também receberão auxílio-moradia, de acordo com a região onde atuarão.
Entre as cidades contempladas, Porto Alegre é a que mais deve receber médicos, com 67 vagas abertas. Na sequência, aparecem Pelotas (20), Bagé (13), Alegrete (12), Uruguaiana (12), Alvorada (11), Caxias do Sul (11), Rio Grande (11), Gravataí (10) e Taquara (10). Além disso, outros 206 municípios têm de uma a nove vagas em aberto. O edital é voltado exclusivamente para os municípios que têm interesse nas vagas do programa.
Até fevereiro de 2023, a Secretaria Estadual da Saúde (SES) somava 1.320 profissionais dos programas Mais Médicos (governo Dilma) e Médicos Pelo Brasil (governo Bolsonaro PL) atendendo no RS. O Mais Médicos tinha 491 postos ocupados e 412 vagos, enquanto o Médicos Pelo Brasil tinha 289 profissionais atuando e 128 vagas em aberto no estado.
Com a iniciativa, a expectativa é que o atendimento à população nas Unidades Básicas de Saúde seja ampliado e melhorado. O Mais Médicos foi relançado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em março deste ano, após ter sido suspenso em 2018.
Comments