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Mais de meio milhão de veículos circulam pelas rodovias da EGR no Carnaval

Empresa divulga balanço do feriado e destaca serviços prestados aos usuários nas estradas gaúchas

 

A Empresa Gaúcha de Rodovias (EGR), responsável pela administração de 14 rodovias estaduais, divulgou o balanço de Carnaval nas estradas sob sua gestão. De acordo com o levantamento, 593,5 mil veículos passaram pelas dez praças de pedágio da EGR entre sexta-feira (9) e quarta-feira (14) de fevereiro. O número representa um aumento de 28 mil veículos em relação ao Carnaval de 2023.

A rodovia com maior tráfego foi a ERS-040, que liga a Região Metropolitana de Porto Alegre ao Litoral Norte, com 148,1 mil veículos se deslocando pelo pedágio em Viamão, um crescimento de 8,4% em comparação com o ano passado. Outra rodovia bastante movimentada foi a ERS-474, que conecta a ERS-239 e a BR-290, interligando os Vales do Paranhana, do Sinos e do Caí, a Serra e as Hortênsias ao Litoral Norte, com 64,9 mil veículos cruzando o pedágio em Santo Antônio da Patrulha, um aumento de 22,6%. Na ERS-239, que também liga a Região Metropolitana, os Vales, o Litoral e a Serra, foram 124 mil usuários passando pela praça de pedágio em Campo Bom.

Em relação aos serviços de resgate e socorro médico 24 horas por meio das ambulâncias, foram prestados 57 socorros médicos, a maioria deles em Viamão e Santo Antônio da Patrulha. Entre sexta-feira (9) e quarta-feira (14), houve 127 atendimentos realizados pelos guinchos. Entre as atividades de maior demanda, destaca-se o serviço envolvendo veículos que apresentaram problemas mecânicos. Por meio dos canais de atendimento ao cliente da EGR, também foram atendidas mil ligações de usuários solicitando serviços e informações.

Durante o feriadão, a EGR fortaleceu as equipes próprias, expandiu o efetivo em serviços terceirizados e disponibilizou uma segunda ambulância com equipe médica na ERS-040. Além disso, houve reforço do contingente de trabalho para agilizar o atendimento nas praças de pedágio por meio da operação papa-filas, que facilita o pagamento da tarifa e reduz o tempo de espera. Todas as ações englobaram a Operação Verão Total 2024, que visa garantir a segurança e a fluidez nas rodovias gaúchas durante a temporada de veraneio.

Para o diretor-presidente da EGR, Luis Fernando Vanacor, as ações adotadas pela empresa durante o período foram cruciais para gerenciar o fluxo de veículos nas rodovias. “Medidas estratégicas como a capacitação das equipes próprias e terceirizadas, bem como o reforço do grupo de trabalho, somadas à experiência da EGR nessas operações, foram determinantes para que pudéssemos agilizar os atendimentos e auxiliar na mobilidade e na logística da população gaúcha”, explicou Vanacor.

A EGR oferece diversos serviços aos usuários nas rodovias, como ambulâncias, guinchos, estrutura de parada e atendimento e pistas com identificação automática de veículos (AVI). Para acionar os serviços ou obter mais informações, os usuários podem ligar para os telefones 0800 0090 192 (ambulâncias) e 0800 648 3903 (guinchos) ou acessar o site egr.rs.gov.br.


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