top of page

Mais de 33 mil metros quadrados de desmatamento ilegal são flagrados em Soledade

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 10 de set. de 2024
  • 1 min de leitura

O 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar identificou, na última segunda-feira (9), mais de 33,1 mil metros quadrados de desmatamento ilegal em Soledade, no norte do Rio Grande do Sul

3° BABM / Divulgação

Mais de 33,1 mil metros quadrados de Mata Atlântica foram ilegalmente desmatados em Soledade, município de 29,9 mil habitantes no norte do Rio Grande do Sul, conforme identificação do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3° BABM) na tarde da última segunda-feira (9). A área destruída equivale a quase três campos de futebol oficiais e inclui árvores nativas como aroeira, angico, coqueiro-jerivá, guamirim e canela.

O alerta do desmatamento foi emitido pela plataforma MapBiomas, que monitora a cobertura vegetal em todo o território nacional. A equipe do 3° BABM constatou a remoção de árvores utilizando a técnica de destoca, que remove raízes e troncos sem danificar o solo, com o uso de equipamentos importados. A ação não foi autorizada pelo órgão ambiental competente, e o proprietário do terreno foi identificado e responderá por crime ambiental, com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). A pena prevista varia de multa até detenção de um a três anos.

Soledade é o município com maior área desmatada na Região Norte do Rio Grande do Sul. Entre 2019 e 2023, cerca de 81,7 hectares foram desmatados, número que aumentou para 86,6 hectares até julho de 2024, com um total de 32 alertas de desmatamento.

Desde 2012, o município conta com um Departamento Ambiental que atua em conjunto com o 3° BABM e a plataforma MapBiomas para monitorar e combater o desmatamento, além de promover a conscientização sobre a importância de licenças ambientais.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page