top of page
logo grupo sideral.png

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Mais de 33 mil metros quadrados de desmatamento ilegal são flagrados em Soledade

O 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar identificou, na última segunda-feira (9), mais de 33,1 mil metros quadrados de desmatamento ilegal em Soledade, no norte do Rio Grande do Sul

 

Mais de 33,1 mil metros quadrados de Mata Atlântica foram ilegalmente desmatados em Soledade, município de 29,9 mil habitantes no norte do Rio Grande do Sul, conforme identificação do 3° Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3° BABM) na tarde da última segunda-feira (9). A área destruída equivale a quase três campos de futebol oficiais e inclui árvores nativas como aroeira, angico, coqueiro-jerivá, guamirim e canela.

O alerta do desmatamento foi emitido pela plataforma MapBiomas, que monitora a cobertura vegetal em todo o território nacional. A equipe do 3° BABM constatou a remoção de árvores utilizando a técnica de destoca, que remove raízes e troncos sem danificar o solo, com o uso de equipamentos importados. A ação não foi autorizada pelo órgão ambiental competente, e o proprietário do terreno foi identificado e responderá por crime ambiental, com base na Lei de Crimes Ambientais (Lei nº 9.605/1998). A pena prevista varia de multa até detenção de um a três anos.

Soledade é o município com maior área desmatada na Região Norte do Rio Grande do Sul. Entre 2019 e 2023, cerca de 81,7 hectares foram desmatados, número que aumentou para 86,6 hectares até julho de 2024, com um total de 32 alertas de desmatamento.

Desde 2012, o município conta com um Departamento Ambiental que atua em conjunto com o 3° BABM e a plataforma MapBiomas para monitorar e combater o desmatamento, além de promover a conscientização sobre a importância de licenças ambientais.

Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page