Autoamor, autocuidado e qualidade de vida foram os temas abordados em um evento que reuniu mais de 200 pessoas no Centro de Idosos Natalício José Botolli, em Getúlio Vargas, no dia 28 de março. A palestra intitulada "Autoamor - É o maior plano de saúde do mundo" foi proferida pela palestrante Tatiane Dezordi, formada em Administração, Coach Integral Sistêmico e Analista de Perfil Comportamental.
O evento, promovido pela Prefeitura de Getúlio Vargas, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Assistência Social, em parceria com a Emater Ascar-RS, fez parte das comemorações do Mês da Mulher. A abertura do evento contou com a presença da secretária municipal de Saúde e Assistência Social, Graciele Possenti, e da assistente Técnica Regional Social da Emater/Ascar-RS, Nadia Farina da Rosa. O evento foi prestigiado por representantes de diversas entidades governamentais e não governamentais
Durante a palestra, Tatiane Dezordi enfatizou que as enfermidades que temos são um reflexo do padrão de comportamento que emanamos para o mundo. "Quando aprendermos como amar a nós mesmos, curaremos nossas vidas. Esse momento nos convida a observar que os padrões de pensamento que formamos e a maneira como aprendemos a lidar com as emoções moldam nossa vida e realidade. E também nossa saúde", explanou a palestrante.
Segundo ela, o autoamor é o nosso maior plano de saúde e durante a palestra ela ensinou a todos como respirar. Tatiane Dezordi enfatizou que é necessário aprender a respirar novamente, porque esquecemos de respirar nessa vida corrida, que se tem muitos afazeres. "Ao voltar a respirar, a gente consegue eliminar 80% das toxinas do nosso corpo", comentou.
Durante o evento, a palestrante realizou vivências práticas e das 29 práticas integrativas trabalhou com cinco para que todos pudessem sentir corporalmente o benefício de incluir atitudes simples em seu dia a dia para melhorar sua qualidade de vida a longo prazo. Entre as práticas trabalhadas estavam a meditação, a terapia com óleo essencial de laranja doce para reativar algumas memórias por meio do olfato, a dança circular e outras vivências para aprender a se conhecer e cuidar de si.
Comments