A campanha de vacinação contra a gripe, que faz parte do “Movimento Nacional pela Vacinação”, lançado em fevereiro, já atingiu a marca de mais de 10 milhões de pessoas imunizadas em apenas duas semanas. A ação tem como objetivo retomar as altas coberturas vacinais no país, principalmente após o aumento expressivo na quantidade de casos de gripe registrados nos últimos anos.
Inicialmente, a campanha é voltada aos grupos prioritários, que contém aproximadamente 81 milhões de pessoas. Até o momento, cerca de 5,8 milhões de doses foram aplicadas em idosos, um dos principais grupos de prioridades.
Apesar da vacinação não excluir a possibilidade de adquirir a carga viral da gripe, ela evita que a doença se complique, principalmente em grupos de riscos. A imunização é mais efetiva para impedir que uma complicação da gripe ocorra do que para prevenir a doença em si, como explica o infectologista Dalcy Albuquerque.
Este ano, mais de mil casos da doença já foram registrados, além de 87 mortes. A vacinação é especialmente importante para evitar complicações e mortes, principalmente em pessoas com maior risco de desenvolver quadros graves da doença.
Além dos idosos, a campanha de vacinação contempla outros grupos considerados vulneráveis, como crianças de 6 meses a menores de 6 anos de idade, gestantes e puérperas, povos indígenas, trabalhadores da saúde, professores das escolas públicas e privadas, pessoas com comorbidades, pessoas com deficiência permanente, forças de segurança e salvamento, forças armadas, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso, trabalhadores portuários, funcionários do sistema prisional, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas, e população privada de liberdade.
A vacinação contra a gripe está disponível em todas as unidades básicas de saúde do Sistema Único de Saúde (SUS). Para a população infantil indígena e/ou com comorbidades, a vacina está indicada para aqueles com seis meses a menores de nove anos de idade. Todas as crianças que receberam pelo menos uma dose da vacina influenza em anos anteriores também devem receber uma dose em 2023.

Comments