top of page

Mais de 1,4 hectare de mata nativa é destruído para pastagem de gado em São Valentim

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • há 8 horas
  • 1 min de leitura

Área desmatada pertence ao bioma Mata Atlântica; proprietário não possuía licença ambiental para a supressão da vegetação

Uma área de 1,46 hectare de vegetação nativa foi destruída no interior de São Valentim para a implantação de pastagem destinada à criação de gado. O flagrante ocorreu na última terça-feira (23), durante fiscalização do 3º Batalhão Ambiental da Brigada Militar (3º BABM).

A supressão atingiu espécies protegidas do bioma Mata Atlântica, como Canela, Louro, Angico e Coqueiro-jerivá. No local, os policiais constataram que a vegetação original foi substituída por pasto do gênero Brachiaria.

Crime ambiental

O proprietário do imóvel rural foi autuado por não possuir autorização ou licença dos órgãos ambientais para o manejo da área. A prática configura crime ambiental conforme o artigo 38-A da Lei Federal nº 9.605/1998, que trata da destruição ou dano a vegetação primária ou secundária em estágio avançado de regeneração.

Um Boletim de Ocorrência foi lavrado e o relatório técnico detalhando as espécies atingidas e a metragem exata da destruição (14.600 m²) será encaminhado às autoridades competentes. A atividade de bovinocultura na área foi suspensa até a regularização da situação jurídica do imóvel.

Foto: 3º BABM | Nonoai
Foto: 3º BABM | Nonoai

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page