Segunda quinzena pode trazer tempo frio e seco, segundo meteorologistas
A previsão para o mês de maio no Rio Grande do Sul indica um padrão semelhante aos meses anteriores, com chuva e temperatura acima da média. Apesar do início chuvoso, a segunda quinzena do mês poderá ser de tempo frio e seco. Segundo meteorologistas, o fenômeno El Niño, embora enfraquecido, continua influenciando o clima do Estado.
De acordo com dados do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), a média climatológica de chuva para o mês de maio no Rio Grande do Sul costuma variar entre 100 e 180 milímetros. O mapa da Climatempo indica que grande parte do Estado terá chuva acima da média, enquanto algumas regiões registrarão volumes de chuva ligeiramente acima do esperado para o período.
Algumas áreas da Região Sul e da Campanha deverão receber chuva um pouco acima da média, ou seja, entre 10 e 30 milímetros além do habitual. Em Pelotas, a média climatológica para o mês de maio é de 117,1 milímetros. A Região Metropolitana pode registrar volumes ainda maiores de chuva. Em Porto Alegre, o volume normal de chuva para o mês de maio é de 112,8 milímetros.
A chuva que começou na segunda-feira (29) e que pode persistir até sexta-feira (3) terá um papel significativo no volume total de chuva do mês de maio. A situação deve melhorar ao longo da segunda semana do mês, embora continue chovendo. Segundo a previsão, os próximos episódios de chuva em maio não deverão ser tão frequentes e intensos como neste início de mês no Estado.
Marcelo Schneider, meteorologista do Inmet, garante que “pode ser que nos primeiros 10 dias do mês venha uma massa de ar um pouco mais forte e outras instabilidades. Agora, toda frente fria que passar deve trazer alguma chuva. Mas, na segunda quinzena de maio, o tempo será mais frio e seco comparado aos meses anteriores. A segunda metade do mês será menos chuvosa”.
A tendência é que a temperatura também fique acima da média. Isso não significa, porém, que haverá dias de calor intenso ou o famoso veranico de maio. A previsão é de que as máximas fiquem 1°C ou 2°C acima do habitual.
Guilherme Alves Borges, meteorologista da Climatempo, explica que “em boa parte da Região Central, do Norte, Região das Missões, Região dos Vales, Região Metropolitana e Serra, a temperatura deverá ser acima da média. Já na Campanha, Oeste, Região Sul e parte da Região Central, a temperatura ficará dentro da média esperada”. Em Porto Alegre, a média climatológica de temperatura máxima é de 22,6°C em maio. Já em Uruguaiana, na Fronteira Oeste, esse valor costuma ser de 21,7°C. O El Niño, mesmo que enfraquecido, é um dos responsáveis pela elevação das máximas no mês. Além disso, o Oceano Atlântico, que está mais aquecido, também contribui.
Schneider prevê que “a transição do El Niño continua e deve terminar no final do mês. Rapidamente deveremos entrar para um La Niña. A expectativa é que no inverno, entre junho e julho, já tenhamos La Niña”.
Comments