top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Lucas Leiva é apresentado no Grêmio e explica desejo de retornar ao clube: "Não importa onde está"

O volante Lucas Leiva foi apresentado oficialmente pelo Grêmio na tarde desta terça-feira. O jogador retorna ao clube 15 anos após deixar Porto Alegre rumo ao Liverpool. Aos 35 anos, assinou contrato até o fim de 2023.


O volante recebeu a camisa 15 das mãos do presidente Romildo Bolzan Júnior e o vice de futebol, Denis Abrahão. O número é o mesmo de quando subiu ao time profissional, em 2005, e que vestiu na famosa Batalha dos Aflitos, jogo que garantiu o retorno do clube à Série A naquele ano.Em sua primeira fala como jogador do Grêmio em seu retorno, Lucas destacou a importância do clube em sua carreira e disse que sempre teve o desejo de voltar, agora concretizado, mesmo com o time novamente na segunda divisão do futebol brasileiro.

O que mais me fez voltar foi o desejo de poder contribuir e talvez encerrar o ciclo da minha carreira onde comecei. Eu tinha esse sonho, no futebol talvez as coisas não dão certo, mas o momento chegou e sinceramente não importa onde o Grêmio está, o que importa é ter essa oportunidade de novo de representar esse time que significa tanto para mim (...) O clube fez um esforço para me trazer, eu fiz um esforço para voltar. O momento mais importante é ceder, deixar qualquer tipo de ego de lado por um único objetivo, que é de retornar à Série A – ressaltou.

Promovido aos profissionais em 2005, aos 18 anos, Lucas permaneceu no clube gaúcho até meados de 2007, quando foi negociado com o Liverpool. Após uma década na Inglaterra, acertou com a Lazio, onde atuou nas últimas cinco temporadas.


As conversas para retornar ao Grêmio iniciaram ainda em fevereiro, segundo o próprio jogador. Para ele, a situação do time em campo foi além da questão financeira.

Primeiro preciso entender o time, é o mais importante e ninguém vence nada sozinho, não sou eu que vou fazer nada sozinho. Tive contato com Geromel, Roger, outras pessoas, torcedores que estão próximos do clube que também me ajudaram bastante. Foram meses de conversa com bastante gente para me ajudar nessa decisão – ressaltou Lucas.

Aos 35 anos, o jogador assinou contrato até o fim de 2023. Ele estava livre no mercado após encerrar vínculo com a Lazio e estará disponível para reestrear a partir de 18 de julho, dia da abertura da janela de transferências.


Na primeira passagem pelo Grêmio, o volante atuou em 77 jogos, com oito gols marcados, e conquistou a Série B e o bicampeonato gaúcho.

Veja outros trechos da coletiva de Lucas

Posicionamento
Nos meus últimos anos, fui como primeiro volante. Depende também do sistema, da forma que o Roger montará, irá querer contar comigo. Fiz alguns jogos de zagueiro, mas foi como emergência.
Aposentadoria
Não penso. Se pensasse, nem estaria aqui. Obviamente o futebol chega ao fim e não tem como jogar para sempre. A questão de ceder é que eu tinha um pensamento em termos de contrato e o Grêmio outro. Buscarei os anos que não tenho hoje para estender. Planejei voltar ao Grêmio e espero não sair mais. Este é meu objetivo.
Número 15
Nem tinha me dado conta que há tanto em comum. Aí comecei a gostar mais. Foi um número especial. Utilizei no meu primeiro ano como profissional e fiquei 15 anos fora. Eu não sou muito de superstição, mas se tem algo para ajudar, eu aceito. Tenho certeza que será mais especial.
Reestreia
Meu último jogo foi em 22 de maio, quando acabou a temporada na Europa. Tenho feito um treino sozinho de manutenção, mas com o time é diferente. Saberemos melhor nas próximas semanas, mas acredito que possa ter condições no primeiro jogo após a janela abrir.
Time na Série B
Tenho convicção que este grupo é forte. Há uma mescla entre jovens e experientes. Posso ser mais uma peça importante e ser um suporte. Como fizeram comigo no início de carreira. O pedido que fiz ao torcedor é que estejamos ainda mais unidos e que os adversários sintam quando jogarem na Arena. O Grêmio é muito mais forte quando tem a união. Amanhã estarei na Arena acompanhando e torcendo. Espero uma grande festa. O time tem se mostrado sólido. Os resultados não têm sido os melhores, mas não são horríveis. É vencer amanhã e ter tranquilidade para seguir o trabalho.
Ficha técnica
  • Nome: Lucas Pezzini Leiva

  • Posição: volante

  • Nascimento: 09/01/1987 (35 anos)

  • Local: Dourados (MS)

  • Clubes: Grêmio, Liverpool e Lazio

Fonte: ge

VEJA TAMBÉM

bottom of page