ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Live com a chefe de Polícia do RS detalha prevenção à violência contra a mulher na pandemia

Para debater a violência contra a mulher na pandemia em comunidades vulneráveis, o Programa de Oportunidades e Direitos (POD) recebeu nesta terça-feira (11), às 17h, no canal facebook.com/agorapod, a chefe de Polícia do Rio Grande do Sul, delegada Nadine Anflor. 


Também estavam presentes o secretário de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos, Mauro Hauschild, a diretora do Departamento de Políticas para as Mulheres do RS, Bianca Feijó, e a Jovem Multiplicadora do Centro da Juventude (CJ) Viamão Eduarda Machado. A mediação será do jornalista e consultor do POD Mauricio Tonetto.


Essa é a segunda live promovida pela campanha #PODPelaVida, lançada no dia 22 de abril pela Secretaria de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (SJCDH) para mobilizar seis comunidades de extrema vulnerabilidade na Região Metropolitana de Porto Alegre para o combate à Covid-19.


Entre os assuntos da live estão o novo programa de enfrentamento à violência contra a mulher, lançado na última sexta-feira (7) pelo governador Eduardo Leite, as ações e os números da Polícia Civil sobre o tema, as iniciativas da SJCDH com as demais secretarias do governo e a realidade das comunidades.


Com o novo plano anunciado por Leite, são pelo menos quatro ações que entram em vigor com a meta de implantação total em 2021. Entre as medidas estão um sistema de monitoramento do agressor, ações de conscientização em escolas e sociedade e ampliação dos grupos de reflexão de gênero para todas as comarcas do Estado.


Inserido dentro do RS Seguro, o projeto Agregador conta com a participação dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, nove secretarias estaduais e 16 entidades gaúchas. Foi criado, ainda, o Comitê Interinstitucional de Enfrentamento à Violência Contra a Mulher, oficializado em decreto.

#PODPelaVida


Organizada pelos Centros da Juventude (CJs) Rubem Berta, Lomba do Pinheiro, Restinga e Cruzeiro, em Porto Alegre, além de Viamão e Alvorada, a campanha #PODPelaVida já produziu kits de proteção, máscaras, sabão, álcool gel e refeições, e também arrecadou doações de alimentos para pessoas necessitadas.


A partir de julho, a segunda fase da campanha passou a centrar esforços na conscientização e na disseminação de informações corretas contra as fake news – as demais ações, entretanto, seguem ocorrendo.


No último dia 30, os jovens gravaram um clipe de rap no estúdio da Lomba do Pinheiro, com a letra e a batida criadas pelos CJs dentro do tema cuidados na pandemia. O bairro está entre os de maior incidência de Covid-19 na Capital.


A campanha #PODPelaVida concorre a um prêmio internacional do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) como exemplo de boas práticas. São mais de 350 jovens envolvidos diretamente em suas comunidades. Juntamente com a SJCDH, os CJs dão exemplo de como exercer a solidariedade e o respeito à vida, mesmo em condições tão adversas. A campanha seguirá até o fim da pandemia.

VEJA TAMBÉM

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web