Advogado recebeu 76,9% dos votos em eleição marcada por ampla participação e diversidade na nova diretoria
Leonardo Lamachia foi reconduzido à presidência da Ordem dos Advogados do Brasil – Seccional Rio Grande do Sul (OAB/RS) para o triênio 2025-2027, após obter 76,9% dos votos válidos. A eleição histórica, realizada na sexta-feira (22/11), contou com 52.857 votos registrados, consolidando-se como a maior já realizada pela entidade.
A chapa “OAB Mais”, liderada por Lamachia, destacou-se pela representatividade, com maioria feminina na composição: Claridê Chitolina Taffarel será a vice-presidente, Ana Lúcia Kaercher Piccoli assumirá como secretária-geral, e Regina Pereira Soares ocupará o cargo de secretária-geral adjunta. Jorge Fara completará a diretoria como tesoureiro.
Lamachia recebeu 38.070 votos, enquanto o segundo colocado, Paulo Torelly (Chapa 2 - Somos tod@s OAB - Muda OAB/RS), obteve 11.439 votos, totalizando 23,1% dos votos válidos. Houve ainda 1.946 votos brancos e 1.402 nulos.
Em seu discurso de agradecimento, Lamachia destacou o reconhecimento ao trabalho da gestão e reafirmou o compromisso com a advocacia e a sociedade:"Agradeço profundamente a cada advogada e advogado pelo reconhecimento do nosso esforço. Essa votação reforça a legitimidade necessária para seguirmos avançando e realizando ainda mais em defesa da profissão."
Além da eleição da diretoria seccional, também foram definidas as novas lideranças das subseções da OAB em todo o Estado.
Sobre Leonardo Lamachia
Natural de Porto Alegre, Lamachia é formado em Direito pela PUCRS e sócio do escritório Lamachia Advogados Associados, com atuação destacada em Direito Empresarial. Com vasta experiência, já sustentou causas nos Tribunais estaduais, no Superior Tribunal de Justiça (STJ) e no Supremo Tribunal Federal (STF). Também foi vice-presidente do Instituto dos Advogados do Rio Grande do Sul (IARGS) e presidiu o Fórum dos Conselhos Regionais e Ordens das Profissões Regulamentadas no Estado.
Comments