top of page

Lar da Menina promove 7º Jantar Beneficente para mais de mil pessoas em Getúlio Vargas

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 30 de set. de 2025
  • 3 min de leitura

Evento no próximo sábado (4) busca arrecadar fundos para manutenção da entidade que atende 240 crianças; ingressos estão nas últimas unidades

A Ação Social Getuliense Nossa Senhora da Salete (Lar da Menina), promoverá seu 7º Jantar Beneficente no próximo sábado, 4 de outubro, a partir das 20h, no Centro Comunitário Centenário, em Getúlio Vargas. O evento, que espera receber mais de mil pessoas, visa arrecadar recursos para a manutenção e melhoria da instituição, que há 58 anos atende 240 crianças e adolescentes no município.

Conforme a diretora e assistente social, Deize Maia, os ingressos estão nas últimas unidades e não haverá venda no local, pois a capacidade do salão já foi atingida. Os valores arrecadados com o jantar e com uma rifa, que terá o sorteio na segunda-feira, serão revertidos para a compra de materiais e a continuidade de reformas na estrutura da entidade.

Evento para garantir melhorias

O cardápio do jantar será preparado pela equipe voluntária do Centro Comunitário Centenário e inclui carne bovina, suína, galeto, linguiça, arroz, maionese, saladas diversas, pão e cuca. A animação ficará por conta do musical "Bicudo e Bonitinhos".

A arrecadação será utilizada para dar sequência às melhorias na instituição. Em 2025, já foram realizadas a reforma de três salas de banheiros para as crianças, banheiros para profissionais, lavanderia e passanderia. Além disso, uma "casa de projetos" foi reformada com verba de emenda parlamentar. A rifa do evento sorteará mais de 30 prêmios na segunda-feira, 6 de outubro, na sede da instituição.

Uma instituição de 58 anos na comunidade

Fundado há 58 anos, o Lar da Menina é uma instituição privada e sem fins lucrativos que atende crianças de 4 meses a 12 anos. 'Atualmente nós estamos atendendo 240 crianças, temos um quadro de funcionários de 63 e em torno de 34 voluntários', explicou a diretora Deize Maia.

A entidade oferece dois serviços principais: a educação infantil, através da Escola Favinhos de Mel, e o serviço de convivência e fortalecimento de vínculos, que ocorre no contraturno escolar para crianças de 6 a 12 anos, enquadrado na política de assistência social.

Apoio público e da comunidade sustentam atividades

A manutenção da estrutura e dos serviços depende de diversas fontes de recursos. A instituição possui termos de fomento com a Prefeitura de Getúlio Vargas, tanto na área da educação quanto na assistência social. Outras fontes de renda incluem a inscrição em projetos sociais, um brechó com roupas doadas, inclusive da Alemanha, e eventos como o jantar beneficente.

O trabalho voluntário também é um pilar para a continuidade das atividades. 'É importante destacar a questão do trabalho voluntário na nossa instituição, que é de grande valia. Sem eles, a nossa instituição não teria continuidade', ressaltou Deize.

Protagonismo e acolhimento como método

Na área da educação, a Escola Favinhos de Mel adota uma metodologia que busca o desenvolvimento integral dos alunos. 'A gente aborda um pouquinho a criança como protagonista do seu próprio aprendizado, da sua própria história', afirmou Danieli Pasa, diretora da parte de educação. Segundo ela, a abordagem prioriza o uso de materiais não estruturados e elementos da natureza para estimular a criatividade e a imaginação.

Para o atendimento, a instituição prioriza famílias em situação de maior vulnerabilidade social. O ingresso no serviço de contraturno, por exemplo, é feito após encaminhamento e avaliação socioeconômica pelo Centro de Referência de Assistência Social (CRAS). A seleção também atende a critérios do Certificado de Entidades Beneficentes de Assistência Social (CEBAS), que permite à entidade manter seu caráter filantrópico.


VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page