Lançado concurso com 6 mil vagas para professores da rede estadual do RS
- Andrei Nardi

- 2 de jul.
- 2 min de leitura
Inscrições para o novo certame abrem nesta quarta-feira (2); governo também anuncia retomada de promoções na carreira e convoca mais 327 aprovados de 2023
Um novo concurso público com 6 mil vagas para professores da Rede Estadual foi lançado pelo governo do Rio Grande do Sul nesta terça-feira, 1º de julho. As inscrições para a seleção, que será organizada pelo Instituto AOCP, começam nesta quarta-feira, 2 de julho, e seguem até 4 de agosto, devendo ser feitas pelo site da banca organizadora. As provas estão agendadas para o dia 28 de setembro.
Detalhes do novo concurso
As vagas disponíveis contemplam atuação na Educação Básica, em disciplinas como Língua Portuguesa, Matemática, Biologia e Educação Física, além de áreas específicas da Educação Profissional, Indígena e Especial. O edital prevê reserva de vagas para pessoas com deficiência (PCDs), indígenas, negros e pessoas trans.
A seleção será composta por uma prova objetiva de 60 questões, uma redação e uma fase de avaliação de títulos. Os exames serão aplicados nas cidades-sede das 30 Coordenadorias Regionais de Educação (CREs), incluindo Erechim, Passo Fundo e Porto Alegre. O edital completo, com a distribuição de vagas por coordenadoria, cronograma e conteúdos, está disponível no site do Instituto AOCP.
Promoções e chamadas de 2023
Juntamente com o novo concurso, a Secretaria da Educação (Seduc) anunciou a retomada das promoções na carreira docente. Um decreto sobre o tema está previsto para ser publicado ainda em julho, com a expectativa de que 80% dos professores da rede sejam beneficiados este ano. A partir de agora, o processo de promoção será realizado anualmente.
O governo também convocou mais 327 aprovados no concurso realizado em 2023, totalizando 1.871 nomeações daquele certame, número superior às 1.500 vagas inicialmente previstas.
Fortalecimento da educação
A secretária da Educação, Raquel Teixeira, destacou a importância das medidas para a valorização dos profissionais da rede. “São direitos adquiridos que fortalecem uma equipe cada vez mais qualificada e comprometida com a qualidade do ensino. Que os novos professores sejam bem-vindos a essa nova fase”, afirmou.










