top of page

Jovens tradicionalistas disputam provas artísticas no norte do Rio Grande do Sul

  • há 2 dias
  • 2 min de leitura

O ENART Pré-Mirim, Mirim e Juvenil reúne competidores em diferentes modalidades e palcos espalhados pela cidade de Erechim

O Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART) nas categorias Pré-Mirim, Mirim e Juvenil será realizado em Erechim, entre os dias 24 e 26 de julho. A iniciativa, coordenada pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) com o apoio da 19ª Região Tradicionalista (RT), reúne crianças e adolescentes de diversas entidades do Estado. As apresentações ocorrem no Ginásio Poliesportivo Municipal Renan Carlos Agnolin, na Pirâmide do Ginásio Poliesportivo e nos auditórios do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) - Campus Erechim.

Integração de gerações e impacto na economia municipal

O festival mobiliza centenas de competidores, familiares e visitantes de diferentes regiões, gerando impactos positivos no comércio, na rede de hotéis e no setor de gastronomia de Erechim. As disputas abrangem modalidades individuais e coletivas que ajudam a manter vivas as manifestações artísticas tradicionais do Rio Grande do Sul.

A Prefeitura de Erechim, a Câmara de Vereadores de Erechim e a Secretaria Estadual da Cultura apoiam o evento. O secretário municipal de Cultura, Esporte e Economia Criativa, Wallace Soares, salienta que sediar uma edição do encontro artístico valoriza as novas gerações e posiciona a cidade como referência na realização de grandes programações culturais.

Programação detalhada das provas artísticas

As atividades começam na sexta-feira, 24 de julho, com as eliminatórias das danças tradicionais para as três faixas etárias. No sábado, 25 de julho, as disputas se estendem com a abertura oficial e provas de canto, declamação, instrumentos musicais e chula em oito palcos simultâneos. No domingo, 26 de julho, os melhores classificados disputam o título nas finais de cada categoria.

A programação é a seguinte:

Sexta-feira, 24 de julho (Eliminatórias)


    • 08h: Danças Tradicionais Mirim e Juvenil (Palco principal do Ginásio Renan Carlos Agnolin)

    • 12h: Danças Tradicionais Pré-Mirim (Palco principal do Ginásio Renan Carlos Agnolin)

  • Sábado, 25 de julho (Eliminatórias)

    • 08h: Danças Tradicionais, Chula, Danças Gaúchas de Salão, Declamação, Gaita Botão, Gaita Piano e Intérprete Solista Vocal (distribuídas nos oito palcos)

    • 13h30: Abertura oficial das atividades

  • Domingo, 26 de julho (Finais)

    • 08h: Disputas decisivas das modalidades com competidores classificados nos dias anteriores

      Foto: Divulgação
      Foto: Divulgação

VEJA TAMBÉM

bottom of page