A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de Getúlio Vargas vai comemorar os seus 50 anos com um jantar especial no dia 5 de agosto, às 20h30, no Centro Comunitário Centenário. O evento contará com a presença de funcionários, diretores e familiares dos atendidos pela instituição, que presta assistência gratuita e luta pelos direitos da pessoa com deficiência.
O jantar será animado pelo grupo Fandango Serrano, que toca música regional gaúcha. As fichas para participar do evento podem ser adquiridas com funcionários, diretoria e familiares dos atendidos.
Histórico
A Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais de Getúlio Vargas (APAE) foi fundada em 22 de setembro de 1973 como uma sociedade civil, de caráter assistencial, sem fins lucrativos, com projetos de Estatutos Sociais já definidos. O Dr. Vicente Fontana Cardoso assumiu a presidência da entidade na ocasião.
Em 4 de abril de 1974, a Escola Especial foi criada, inicialmente conhecida como Escola de 1º Grau Incompleto para Educação Especial de Getúlio Vargas, e sempre foi mantida pela APAE. Iniciando suas atividades em um antigo depósito de bebidas doado pelo comércio e indústria local, a escola contava com dezesseis alunos, três professoras e o apoio de dois médicos.
Com o aumento da demanda de alunos ao longo do tempo, surgiu a necessidade de expandir suas instalações. Em resposta a esse apelo, a Congregação dos Irmãos Maristas doou uma área de 4.200 m², e com recursos provenientes de campanhas populares e verbas municipais e federais, construiu-se um novo prédio que começou a funcionar em dezembro de 1982, onde permanece até hoje.
Atualmente, a APAE de Getúlio Vargas atende 160 alunos/usuários, oferecendo diversas salas específicas que compõem o setor de Educação, garantindo um aprendizado cognitivo lúdico e significativo. A Escola oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental (anos iniciais) e Educação de Jovens e Adultos (EJA, anos iniciais).
Além da área educacional, a entidade também oferece assistência social por meio de Grupos de Convivência, Banda, Dança, Inclusão Digital, Panificação, Programa de Autogestão e Autodefensoria, Programa de Inclusão no Mercado de Trabalho, bem como encontros com familiares em diversos grupos.
No Setor da Saúde, a APAE conta com profissionais que oferecem apoio especializado em Fisioterapia, Psicologia, Fonoaudiologia, Terapia Ocupacional, Neurologia, Neuropediatria e Estimulação Precoce.
A entidade possui também funcionários que trabalham nas áreas administrativa, cozinha, limpeza e transporte.
Dentre os destaques da APAE estão o valioso trabalho desenvolvido pela Diretoria, pelo grupo do Artesanato, pelo Clube de Mães e pela Coordenadoria de Famílias, todos realizados de forma voluntária.
Para se manter, a APAE recebe recursos federais, estaduais e parcerias com os municípios de Getúlio Vargas, Estação, Charrua, Erebango, Floriano Peixoto e Ipiranga do Sul, além de doações e promoções da comunidade em geral e Clubes de Serviços.
Atualmente, a entidade está construindo um novo bloco de salas para atender o aumento considerável da demanda de atendidos, o que requer muito apoio financeiro. Vlademir Dallastra é o atual presidente da APAE de Getúlio Vargas.
Comments