Janeiro de 2023 foi marcado pela queda de 18,2% nos feminicídios e 75% nos latrocínios, graças às ações das forças de segurança e medidas de proteção para as mulheres
De acordo com as estatísticas, janeiro de 2023 registrou o menor número de feminicídios em quatro anos. Apesar disso, as forças de segurança ainda mantêm o alerta para combater esse crime. O Estado reforça a importância da realização de denúncias de violência doméstica, pois isso ajuda os agentes a agir rapidamente em defesa das vítimas.
Além disso, foi inaugurada a Delegacia Online da Mulher, com o objetivo de oferecer uma alternativa para as mulheres buscarem ajuda, a qualquer hora e lugar. A página permite registrar casos de violência e descumprimento de medidas protetivas, por exemplo.
O Programa de Monitoramento do Agressor também está em fase de implantação. Em janeiro, iniciou o treinamento da equipe da Polícia Civil e Brigada Militar que irão atuar no projeto. Serão disponibilizadas duas mil tornozeleiras eletrônicas para agressores que cumprem medidas protetivas e apresentam potencial de risco para a mulher.
Quanto aos latrocínios, janeiro de 2023 registrou o menor número da série histórica. Isso reflete na prioridade dada pelo secretário da Segurança Pública à luta contra crimes patrimoniais, como roubos e roubos de veículos.
Embora os homicídios tenham registrado um aumento em janeiro, a queda nos feminicídios e latrocínios demonstra o empenho das forças de segurança em proteger a população. As medidas implementadas, como a Delegacia Online da Mulher e o Programa de Monitoramento do Agressor, são importantes para prevenir e combater a violência contra as mulheres e crimes patrimoniais.
Comentarios