Irmãs de Estação são homenageadas por 20 anos de atuação como mesárias nas eleições
Janice Kohn e Jaquiel Kohn Zanella participaram de todas as eleições desde 2006 e receberam uma placa de reconhecimento durante o segundo turno, no domingo (25)
As irmãs Janice Kohn e Jaquiel Kohn Zanella, de Estação, foram homenageadas pelo Cartório Eleitoral de Getúlio Vargas pelos 20 anos de atuação voluntária como mesárias. A entrega de uma placa de reconhecimento aconteceu no domingo (25), durante o segundo turno das eleições presidenciais, na Escola Estadual de Ensino Médio Francisco de Assis, onde as duas exercem a função.
A homenagem surgiu após um levantamento realizado pela equipe do Cartório da 70ª Zona Eleitoral. Dos seis mesários identificados que continuam atuando desde 2006, Janice e Jaquiel foram as únicas a participar de todas as eleições realizadas nesse período, mantendo uma trajetória ininterrupta de colaboração com a Justiça Eleitoral.
A iniciativa foi do Cartório Eleitoral de Getúlio Vargas, a partir de uma proposta da assistente Mariana Marció, que trabalha na unidade há 21 anos, assim como o chefe do cartório, Luís Fernando Brustolin. Mariana sugeriu que a equipe pesquisasse quem permanecia exercendo a função desde as primeiras eleições, acompanhadas pelos servidores.
Com a identificação das duas irmãs, a proposta de homenagem foi encaminhada à juíza eleitoral Daniela Conceição Zorzi, que acolheu a iniciativa e solicitou a confecção de uma placa para reconhecer os serviços prestados pelas mesárias à comunidade.
A entrega aconteceu diretamente na escola onde Janice e Jaquiel trabalhavam durante a votação. Participaram da homenagem a juíza eleitoral Daniela Conceição Zorzi, os servidores Luís Fernando Brustolin e Mariana Marció, a secretária-geral da Junta Eleitoral, Rosangela Rojahn, e a escrutinadora Márcia Vicenzi. O promotor eleitoral João Augusto Follador, titular da 1ª Promotoria de Justiça de Getúlio Vargas, também esteve presente.
A placa destaca os 20 anos de atuação voluntária, o compromisso com a comunidade e a contribuição das duas mulheres para a realização das eleições. Conforme Mariana Marció, o reconhecimento às irmãs também representa uma homenagem aos demais cidadãos que colaboram com a organização do processo eleitoral nos municípios da região.
Os mesários desempenham funções essenciais durante a votação, como identificar eleitores, organizar o atendimento nas seções, auxiliar na operação das urnas e participar dos procedimentos de abertura e encerramento da votação. O trabalho não é remunerado, mas os participantes têm direito a auxílio-alimentação e folgas compensatórias previstas na legislação eleitoral.
A 70ª Zona Eleitoral, com sede em Getúlio Vargas, é responsável pela organização das eleições em seis municípios: Getúlio Vargas, Estação, Erebango, Floriano Peixoto, Ipiranga do Sul e Sertão.






