Ipiranga do Sul será contemplado com 1.000 metros de desassoreamento
- Andrei Nardi
- 10 de fev.
- 1 min de leitura
Programa Desassoreamento RS busca reduzir impactos das cheias e melhorar o fluxo das águas
O prefeito de Ipiranga do Sul, Marco Antonio Sana, participou na quinta-feira (06/02) da cerimônia de assinatura do termo de cooperação do Programa Desassoreamento RS, realizada em Aratiba. O município será contemplado com 1.000 metros de desassoreamento do rio local, uma ação voltada a melhorar o fluxo das águas e prevenir enchentes.
De acordo com o prefeito, a obra deverá ser concluída nos próximos 90 dias e contará com um investimento de R$ 160 mil por parte do Governo do Rio Grande do Sul, sem necessidade de contrapartida financeira do município.
Cerimônia de lançamento em Aratiba
O evento, realizado próximo à confluência dos rios Agulha e Novo, marcou o início dos trabalhos do programa. Durante a cerimônia, o secretário de Desenvolvimento Urbano e Metropolitano do RS, Rafael Mallmann, esteve presente, assim como o deputado federal Luiz Carlos Busato e o deputado estadual Dirceu Franciscon.
A retroescavadeira que dará início às atividades foi acionada no local, dando início ao processo de desassoreamento do rio Agulha, em Aratiba.
Benefícios para a região
Além de Ipiranga do Sul, o programa contemplará outros oito municípios da Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU): Aratiba, Barra do Rio Azul, Charrua, Entre Rios do Sul, Erval Grande, Jacutinga, Ponte Preta e Quatro Irmãos. O objetivo é a remoção de sedimentos dos rios, minimizando os danos causados por enchentes nos últimos anos.
Embora os municípios não recebam recursos financeiros diretamente, terão à disposição as horas-máquina para a execução das obras, cabendo às prefeituras a fiscalização das atividades e a supervisão das horas de trabalho.
