top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ipiranga do Sul prepara a volta às aulas

Secretaria de Educação, Saúde e escolas se mobilizam para o retorno dos estudantes.

A Secretaria de Educação de Ipiranga do Sul iniciou no dia 11 de janeiro, as atividades de retorno às aulas no município, nos níveis de ensino Educação Infantil, Ensino Fundamental e Educação de Jovens e Adultos (EJA) e Ensino Médio.

Um encontro foi realizado na tarde do dia 20/01 na Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João Becker com representantes municipais contando com a participação do Secretário de Educação Dejair Pasa, Secretário de Saúde Cleimar Araldi, Sanitarista Paulo Pavinato, Coordenador de Transportes Giuvan Pietrobon, diretora da Escola Dom João Becker Lidiane Comin, coordenadora pedagógica Dinéia Carem Casanova e assessoria de imprensa.

Na oportunidade foram apresentados os protocolos sanitários que serão seguidos para o possível retorno da volta às aulas presenciais, contemplando as medidas de higiene, segurança e proteção relacionadas ao transporte e ao ambiente escolar, de acordo com as medidas de distanciamento necessárias e instalação de equipamentos adequados, atendendo ao Plano de Contingência para Prevenção, Monitoramento e Controle de Transmissão da Covid-19.

A escola Dom João Becker está sendo preparada para a readequação dos espaços físicos de salas de aula, refeitório e ambientes coletivos de acordo com as medidas de distanciamento, e instalação de equipamentos adequados, tais como bebedouros apropriados, dispenser para álcool gel, máscaras, lixeiras para o descarte de máscaras, verificação da temperatura corporal e outros materiais de prevenção.

A previsão da Secretaria Municipal de Educação é que nos próximos dias sejam divulgadas as datas de reuniões com pais e professores, dias de planejamento de professores, e confirmação do retorno presencial para a rede escolar.

Nesta semana, o secretário de Educação Dejair Pasa, também esteve visitando o Colégio Estadual Ipiranga. Foi recebido pela diretora professora Lidiane Comin onde propôs um trabalho em conjunto entre as escolas municipal e estadual com o objetivo de estabelecer uma rede de ensino em Ipiranga do Sul. Na oportunidade foi proposto o estudo de viabilidade de realização de um calendário em conjunto para o início das aulas, dentro das possíveis adequações exigidas pelo Estado e condições necessárias do município. Também analisaram em conjunto as medidas necessárias para o enfrentamento à pandemia nos ambientes escolares, em especial no transporte.

Para a diretora Lidiane e a coordenadora pedagógica, professora Dinéia, o retorno às aulas representa um momento importante para alunos, professores e comunidade escolar, no resgate de laços entre a escola, família e sociedade. “A educação é um processo contínuo, e a escola é um espaço de aprendizagem de conceitos mas também de vivências, incluindo a educação de novos hábitos coletivos, onde todos os esforços se juntam para o combate ao Coronavírus”, disse a diretora.

Medidas preventivas

As principais medidas de enfrentamento à Covid-19 a serem estabelecidas nas escolas e transporte escolar são:

- Se apresentar sintomas de febre ou gripe não utilizar o transporte e nem se dirigir à escola;

- Será obrigatório o uso de máscaras nas dependências do ônibus e da escola;

- Deverá ser feita a higienização das mãos tanto no uso do transporte como nas dependências da escola;

- Manter o distanciamento social respeitando a posição das classes, nas salas de aula, e o escalonamento de horários para o lanche no refeitório;

- Os veículos de transporte e ambientes escolares serão sanitizados regularmente após a permanência dos estudantes.

VEJA TAMBÉM

bottom of page