top of page

Ipiranga do Sul: pesquisas e descobertas em debate na Escola Dom João Becker

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 10 de jan. de 2023
  • 2 min de leitura

Dentre as ações desenvolvidas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João Becker de Ipiranga do Sul a proposta de ensino desenvolvida com os 9ºs anos, em 2022, chamou atenção da comunidade. Diante da pergunta exploratória motivada nos componentes curriculares de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa “o que você quer descobrir?” os estudantes desenvolveram pesquisas em projetos de acordo com os seus interesses, aliando teoria e prática, partindo da realidade vivenciada em suas famílias.


Durante o ano foram 14 projetos trabalhados com pesquisas em várias áreas do conhecimento que envolveram os temas: cultivo hidropônico de alfaces, plantio de trigo, avicultura, manejo de vaca leiteira, o que é a vida para você, treino físico em casa, a corrida na percepção de uma deficiente visual, tipos de abelha, desenvolvimento do frango de aviário, caça F-15 Eagle, evolução da bicicleta, fermentação, manejo de suínos e joias.


Entre os resultados da aprendizagem se destaca a interação do conhecimento a partir de uma curiosidade da vivência dos estudantes, na busca em resolver situações-problema. Eles, vincularam o dia a dia da sala de aula com atividades práticas onde os conteúdos estudados passaram a fazer sentido com a aplicação na realidade. Os resultados das descobertas foram apresentados em relatórios com explanação para os colegas.


De acordo com as professoras da escola, Fabiana Tomassini e Luciane Ambrozini, a cada passo dado os estudantes foram percebendo as diferenças e a evolução dos saberes, comparando processos e formulando hipóteses e verificando os resultados in loco.


A diretora, Lidiane Comin, destaca a importância do educar pela pesquisa como forma dos estudantes construírem suas aprendizagens, de forma crítica, para além da sala de aula.

“O maior resultado que obtivemos foi a confirmação de que quando conseguimos aplicar uma metodologia em que o aluno é o principal agente do processo o aprendizado se torna mais prazeroso e é mais fácil assimilar os conceitos”, destacou.

A coordenadora pedagógica, Dineia Casanova, fez uma referência sobre a distinção recebida pela escola em 2022 com o 1° lugar no IDEB.

“São várias ações desenvolvidos na escola, que possibilitam que os alunos se envolvam na construção do conhecimento e hoje colhemos os frutos de todo trabalho desenvolvido”, disse.

O secretário de Educação do município, Dejair Pasa, ressalta a importância do trabalho sério e comprometido dos professores e da equipe diretiva, em parceria com o poder público, pais e alunos.

“Juntos fazemos o diferencial na Educação, são várias ações realizadas que colocam os alunos no centro do processo, com autonomia para os professores desenvolverem seu trabalho. Assim, o sucesso é alcançado por todos e destaca nosso município”, argumenta Pasa.

Para os estudantes Ycaro Zen, Otávio Baruffi e Guilherme Remor o envolvimento com os projetos foi prazeroso, foram momentos significativos vivenciados a partir da escola e que permitiram a intervenção na realidade, onde compararam situações e descobriram a importância do envolvimento com a pesquisa. Fato que possibilita melhor preparação permitindo chegar ao ensino médio e, posteriormente, na graduação, com experiências positivas, já vivenciadas no ensino fundamental.


VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page