Dentre as ações desenvolvidas pela Escola Municipal de Ensino Fundamental Dom João Becker de Ipiranga do Sul a proposta de ensino desenvolvida com os 9ºs anos, em 2022, chamou atenção da comunidade. Diante da pergunta exploratória motivada nos componentes curriculares de Ciências da Natureza e Língua Portuguesa “o que você quer descobrir?” os estudantes desenvolveram pesquisas em projetos de acordo com os seus interesses, aliando teoria e prática, partindo da realidade vivenciada em suas famílias.
Durante o ano foram 14 projetos trabalhados com pesquisas em várias áreas do conhecimento que envolveram os temas: cultivo hidropônico de alfaces, plantio de trigo, avicultura, manejo de vaca leiteira, o que é a vida para você, treino físico em casa, a corrida na percepção de uma deficiente visual, tipos de abelha, desenvolvimento do frango de aviário, caça F-15 Eagle, evolução da bicicleta, fermentação, manejo de suínos e joias.
Entre os resultados da aprendizagem se destaca a interação do conhecimento a partir de uma curiosidade da vivência dos estudantes, na busca em resolver situações-problema. Eles, vincularam o dia a dia da sala de aula com atividades práticas onde os conteúdos estudados passaram a fazer sentido com a aplicação na realidade. Os resultados das descobertas foram apresentados em relatórios com explanação para os colegas.
De acordo com as professoras da escola, Fabiana Tomassini e Luciane Ambrozini, a cada passo dado os estudantes foram percebendo as diferenças e a evolução dos saberes, comparando processos e formulando hipóteses e verificando os resultados in loco.
A diretora, Lidiane Comin, destaca a importância do educar pela pesquisa como forma dos estudantes construírem suas aprendizagens, de forma crítica, para além da sala de aula.
“O maior resultado que obtivemos foi a confirmação de que quando conseguimos aplicar uma metodologia em que o aluno é o principal agente do processo o aprendizado se torna mais prazeroso e é mais fácil assimilar os conceitos”, destacou.
A coordenadora pedagógica, Dineia Casanova, fez uma referência sobre a distinção recebida pela escola em 2022 com o 1° lugar no IDEB.
“São várias ações desenvolvidos na escola, que possibilitam que os alunos se envolvam na construção do conhecimento e hoje colhemos os frutos de todo trabalho desenvolvido”, disse.
O secretário de Educação do município, Dejair Pasa, ressalta a importância do trabalho sério e comprometido dos professores e da equipe diretiva, em parceria com o poder público, pais e alunos.
“Juntos fazemos o diferencial na Educação, são várias ações realizadas que colocam os alunos no centro do processo, com autonomia para os professores desenvolverem seu trabalho. Assim, o sucesso é alcançado por todos e destaca nosso município”, argumenta Pasa.
Para os estudantes Ycaro Zen, Otávio Baruffi e Guilherme Remor o envolvimento com os projetos foi prazeroso, foram momentos significativos vivenciados a partir da escola e que permitiram a intervenção na realidade, onde compararam situações e descobriram a importância do envolvimento com a pesquisa. Fato que possibilita melhor preparação permitindo chegar ao ensino médio e, posteriormente, na graduação, com experiências positivas, já vivenciadas no ensino fundamental.
Comments