ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

Ipiranga do Sul:idosos recebem tele atendimento com orientações de atividades físicas e psicológicas


Para atender os idosos, neste momento de pandemia, a Secretaria de Assistência Social de Ipiranga do Sul está lançando o projeto de Teleatendimento para a 3ª idade. Os integrantes do grupo Viver e Amar estarão recebendo orientações de atividades físicas e psicológicas para serem desenvolvidas em casa, por meio de grupo de whatsapp, com o objetivo de melhorar a sua qualidade de vida.


A coordenadora do CRAS, Vanderlei Pasqualoto Zen, atenta para a necessidade e importância desse projeto de valorização da vida dos idosos e salienta que, para participar, é necessário que os idosos atualizem o seu número de telefone, a fim de serem inseridos no grupo. O contato é pelo fone 3336 1100 da Secretaria de Assistência Social.


De acordo com o professor de educação física e fisioterapeuta Cerineu Araldi, que atua junto a Assistência Social e ao CRAS, com a pandemia os encontros presenciais semanais da 3ª idade foram suspensos ainda em 2020. Desde lá, para não ficarem desassistidos e poderem se ocupar, os idosos receberam em suas casas materiais impressos com imagens de exercícios, atividades de memória para serem realizadas e trabalhos para devolverem posteriormente, o que foi importante para serem evitados outros problemas de saúde.


Neste ano, pensando em inovação, no momento em que se tornam mais necessárias as medidas de distanciamento social, está sendo criado uma nova modalidade que é o teleatendimento. Os idosos ipiranguenses serão atendidos por telefone via grupo de whatsapp. “Desta forma, vamos passar orientações para que eles possam ter melhor qualidade de vida mesmo sem ter contato físico, à distância. Existe vida além do Covid e se ficarmos em casa trancados, sem fazer nada, poderemos adquirir outras doenças. Devemos manter os cuidados, usar máscara, álcool gel e evitar as aglomerações, mas não podemos parar. Precisamos continuar nos mexendo, cuidando da cabeça, ligando para os amigos, pois só assim continuaremos tendo uma vida saudável para que, logo que passar tudo isso, possamos nos reencontrar da melhor forma possível”, manifesta Araldi.


O casal Marcon, participantes assíduos da 3ª idade, que já realizavam as atividade enviadas anteriormente, afirmam que agora vão ter um estímulo ainda maior. A esposa Clementina Teresina Rossi Marcon, de 85 anos de idade, está animada com o projeto. “Vamos aproveitar as atividades. Ficamos muito felizes com a iniciativa. Temos que viver a vida e não esquecer da gente”. O esposo, Valdemar Marcon, de 89 anos de idade, afirma que com o grupo, acompanhando os vídeos, terão um compromisso ainda maior pois terá um horário certo para fazer as atividades.


A importância das atividades físicas


Manter o equilíbrio entre corpo e mente é um grande desafio para a saúde. Para o professor Araldi, não se deve parar, pois podem surgir complicações musculares e psicológicas, principalmente nesta fase da vida. “Com o teleatendimento os idosos serão estimulados a desenvolverem os exercícios físicos e de memória com as devidas orientações. Se estivermos fazendo a manutenção necessária em nosso corpo ele vai funcionar direito. Não vamos parar. Vamos continuar tomando os cuidados e o teleatendimento vai servir para repassar informações e continuar enviando o que for necessário para manter uma vida saudável”, afirma.


Fonte: Imprensa Prefeitura de Ipiranga do Sul

VEJA TAMBÉM

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web