ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

Ipiranga do Sul foi reconhecida pelo governo do RS como o Berço do Plantio Direto

A notícia que declara o município de Ipiranga do Sul como “O Berço do Plantio Direto” foi publicada no Diário Oficial do Estado (DOE) sob a lei nº 15.568 e recebida através da solenidade que aconteceu virtualmente, na tarde desta terça-feira (30) com a participação do governador do Estado, em exercício, delegado Ranolfo Vieira Junior, do prefeito e presidente da Amau Mário Luiz Ceron, do deputado Dirceu Franciscon, do prefeito eleito Marco Antonio Sana, do secretário da Agricultura Gilberto Toazza, do presidente da Câmara de Vereadores, Dejair Pasa e do engenheiro agrônomo Vilson Remor pioneiro da técnica de plantio direto.


Para o prefeito Mario Luiz Ceron, o título homologado representa a força e o trabalho do povo ipiranguense. “Para o nosso município, receber este reconhecimento, por meio do pioneirismo do senhor Vilson Remor, é muito gratificante e motivo de muito orgulho. Temos a certeza que este destaque a nível estadual servirá de motivação e estímulo a todos nossos agricultores”, mencionou o prefeito.


Para que esse registro fosse possível, foi enviado o projeto de lei (PL) 470/2019, de autoria do deputado Dirceu Franciscon (PTB) à Assemblei a Legislativa (AL). O deputado considera à população de Ipiranga do Sul altamente empreendedora, que utiliza tecnologia de ponta nos diversos segmentos de produção. “Não só para fazer o devido reconhecimento ao município e à comunidade, mas também como forma de incentivo à cultura do plantio direto, desenvolvendo a economia local e regional”, ressaltou.


A técnica do plantio direto


O plantio direto é uma técnica de manejo do solo que visa diminuir o impacto da agricultura e das máquinas agrícolas sobre a terra. A utilização dessa técnica, no lugar dos métodos convencionais, tem aumentado significativamente nos últimos anos.


Nele, a palha e os demais restos vegetais de outras culturas são mantidos na superfície do solo, garantindo cobertura e proteção do solo contra processos danosos, tais como a erosão. O solo só é manipulado no momento do plantio, quando é aberto um sulco onde são depositadas as sementes e os fertilizantes.


Para o sucesso do processo do plantio direto é muito importante a rotação de culturas. Entre os principais produtos cultivados em Ipiranga do Sul estão o milho, a cevada, o trigo, a aveia, o triticale e o feijão, mas quem se destaca mesmo é a soja.


Atualmente, Ipiranga do Sul cultiva aproximadamente 10 mil hectares de soja. Nos últimos cinco anos, a média de rendimento tem sido 58 sacas por hectare, sendo que, em 2019, algumas áreas ultrapassaram 70 sacas. Isso se deve não somente ao moderno e atualizado parque de máquinas que o município possui na Secretaria de Obras e na Secretaria da Agricultura, mas pela prática do plantio direto.

VEJA TAMBÉM