top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Ipiranga do Sul está entre os primeiros no Idese do RS


Entre os cinco primeiros municípios classificados no Índice de Desenvolvimento Socioeconômico (Idese) do RS, índice geral, Ipiranga do Sul apresentou um Idese total de 0,867 se destacando no ranking como segundo colocado entre os municípios com até 5 mil habitantes e em quarto lugar geral do estado. Os dados que são referentes ao ano de 2019 foram publicados na quarta-feira (05/01) pelo Departamento de Economia e Estatística da Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão do RS.


O indicador sinaliza a situação socioeconômica do Estado a partir de dados relativos à Educação, Saúde e Renda. Os números são calculados pelo Departamento de Economia e Estatística, vinculado à Secretaria de Planejamento, Governança e Gestão (DEE/SPGG).


A classificação foi motivo de comemoração para os ipiranguenses. De acordo com o prefeito Marco Antonio Sana o resultado se deve ao empenho e investimentos realizados pelas administrações. “Recebemos com muita satisfação e alegria essa classificação do Idese. É motivo de comemoramos esse resultado que se deve ao trabalho sério e comprometido das nossas administrações que priorizam os investimentos em saúde e educação apoiando também a nossa agricultura que é forte elevando a renda das famílias. Com isso foi possível melhorarmos os índices nos últimos anos. Nossa gestão está dando continuidade a todo este trabalho para favorecer ainda mais o desenvolvimento de nosso município”, afirmou Sana.


Em 2013 Ipiranga do Sul estava na 21ª posição. De lá para cá as posições foram subindo no ranking alcançando em 2019 a 4ª posição no Estado, a maior até o momento no Idese do município.


Sobre o Idese


O Idese é um índice que tem por objetivo medir o grau de desenvolvimento dos municípios gaúchos, a partir de aspectos quantitativos e qualitativos quanto ao desenvolvimento nas áreas de saúde, educação e renda. Sua divulgação incluiu também os indicadores por Coredes, além de outras regionalizações importantes para o planejamento, como as Microrregiões do IBGE, Regiões de Saúde, Educação, etc.

VEJA TAMBÉM

bottom of page