ÚLTIMAS NOTÍCIAS

1/1

Ipiranga do Sul: aberta oficialmente colheita da soja


Foto: Imprensa Prefeitura de Ipiranga do Sul

Na tarde de quinta-feira (25/03) na propriedade da família Astolfi, na comunidade de Salgado Filho, em Ipiranga do Sul, aconteceu a abertura oficial da colheita da soja, safra 2020/21. Declarado oficialmente em 2020, pelo governo do Estado, como o berço do plantio direto, Ipiranga do Sul se destaca pela sua alta produtividade agrícola em diferentes culturas: soja, milho e trigo. Nesta safra, foram 10.515 hectares de área de plantio da cultura da soja no município.


O prefeito Marco Antonio Sana ao agradecer à família Astolfi, pela cedência do espaço, evidenciou a importância do momento e declarou aberta a colheita da soja. O ato aconteceu de modo simbólico, com restrição de público, em função da pandemia. “O resultado está excelente com estimativas muito boas. Um ano muito positivo para a agricultura do município e de toda a região e, com isso, uma boa remuneração do produtor. Estamos apoiando muito as ações da agricultura pois nosso município é essencialmente agrícola”, concluiu. Ainda, lembrou da importância dos cuidados durante o período da colheita e em relação à pandemia.


Esteve presente no evento o vice-prefeito, Fabiano Klein, que manifestou a importância do agronegócio na região e a satisfação com os resultados da colheita. Afirmou que a secretaria de obras trabalhou muito pelo melhoramento das estradas e parabenizou o proprietário pelos cuidados com a lavoura e os resultados que estão obtendo, desejando uma boa colheita a todos os produtores.


A satisfação com a colheita foi externada pelo proprietário da lavoura Ênio Astolfi: “Tendo tecnologia e o tempo ajudando a produção é garantida. A colheita está indo bem e o segredo do resultado positivo está no cuidado com a terra, na realização do plantio direto, na boa cobertura do solo para ter bastante palha, colocando os insumos necessários e contando com as boas chuvas, o que foi bem melhor que no ano passado”, afirmou o produtor ao ressaltar a importância do incentivo da Emater e da Secretaria da Agricultura no auxílio aos produtores.


Para o secretário da Agricultura, Claudio Corso, os programas de governo são importantes para auxiliarem os agricultores, como o Programa Máquina Certa Plantar e Colher que incentiva os produtores rurais que podem solicitar este auxílio junto à Secretaria da Agricultura. Sobre os saldos da safra: “A expectativa é de uma média de resultado da colheita de 70 a 75 sacas/ha, o que é muito positivo. Um resultado satisfatório em relação às chuvas que tivemos e os investimentos em tecnologia”, destaca.


De acordo com o chefe do escritório da Emater, Bruno Hotermoehl, a situação inicial do plantio era muito preocupante em função da La Ninha que não se confirmou. As chuvas na região foram favoráveis, já em algumas outras regiões do estado houve seca. “O agricultor investiu em cuidado e em tecnologias e agora está colhendo os resultados. As médias vão ser excelentes, o preço está ajudando e tudo isso vem para auxiliar as famílias neste momento importante em que tantos sofrem com a pandemia. Sobre a cultura da soja, foi um ano tranquilo em relação às doenças e insetos e o agricultor conseguiu manter bem as lavouras, o que se reflete na alta produtividade”, ressaltou.

VEJA TAMBÉM

1212.png
  • Branco Facebook Ícone
  • Branca Ícone Instagram
  • Branca Ícone Spotify

Radio Sideral Ltda. © Copyright 2020. Desenvolvido por Produuza Web