Investigação de irregularidades em contratos de pedágios começa na terça-feira
- Andrei Nardi

- 15 de dez. de 2025
- 2 min de leitura
Comissão analisará falhas em estudos de demanda, impacto tarifário e sistema free flow no Programa RS Parcerias a partir desta semana
A apuração sobre possíveis inconsistências na modelagem financeira, uso de dados defasados e o valor das tarifas nas concessões rodoviárias terá início oficial na terça-feira (16), às 13h. A instalação da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) dos Pedágios precede a definição do relator e do plano de diligências, agendada para sexta-feira (19).
O escopo da investigação abrange os contratos do Programa RS Parcerias. A análise inclui o Bloco 3 (Caminhos da Serra Gaúcha), já em execução, e os Blocos 1 e 2, que estão em fase preliminar de licitação. O grupo examinará a transparência das audiências públicas, a implementação do pedágio eletrônico (free flow) e os reequilíbrios financeiros, além de aportes do Fundo de Reforma do Estado e Reconstrução (FUNRIGS).
"A comissão vai corrigir distorções para evitar que a população pague por erros de modelagem ou decisões administrativas que comprometam a economia do Estado", afirmou o presidente da CPI, deputado Paparico Bacchi (PL).
A definição dos nomes obedeceu à proporcionalidade das bancadas partidárias após o encerramento do prazo na sexta-feira (12). PT e PP possuem as maiores representações, com três e duas vagas, respectivamente.
Composição da CPI
Titulares
Paparico Bacchi (PL) – Presidente
Miguel Rossetto (Federação PT/PCdoB)
Sofia Cavedon (Federação PT/PCdoB)
Haley Lino (Federação PT/PCdoB)
Frederico Antunes (PP)
Guilherme Pasin (PP)
Rafael Braga (MDB)
Capitão Martim (Republicanos)
Professor Bonatto (PSDB)
Tiago Cadó (PDT)
Aloisio Classmann (União Brasil)
Felipe Camozzato (Novo)
Suplentes
Stela Farias (Federação PT/PCdoB)
Laura Sito (Federação PT/PCdoB)
Adão Pretto Filho (Federação PT/PCdoB)
Joel Wilhelm (PP)
Rodrigo Lorenzoni (PP)
Sergio Peres (Republicanos)
Pedro Pereira (PSDB)
Kelly Moraes (PL)
Airton Artus (PDT)
Dr. Thiago Duarte (União Brasil)










