top of page

Inverno de 2025 começa nesta sexta com previsão de frio mais intenso e geada

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 20 de jun.
  • 3 min de leitura

Estação será mais característica dos últimos anos, sem influência de El Niño; primeira grande onda de ar frio chega na última semana de junho com mínimas negativas na região

O inverno de 2025 começa oficialmente às 23h42min desta sexta-feira, 20 de junho, marcando o início da estação mais fria do ano, que se estenderá até 22 de setembro. Segundo meteorologistas da Climatempo, a previsão é de um inverno com características mais típicas, diferente dos dois anos anteriores que foram dominados por ondas de calor. A estação não terá influência dos fenômenos El Niño ou La Niña.

A principal marca deste inverno será a grande variabilidade térmica, com períodos de frio intenso intercalados por aquecimento rápido. A primeira grande massa de ar frio está prevista para os últimos dias de junho e, segundo a Climatempo, poderá ser mais intensa que a registrada no início do mês, com potencial para novos recordes de frio no país.

Previsão detalhada para Getúlio Vargas e Estação

A previsão para os próximos dias confirma a chegada do frio intenso, com variações pontuais entre os municípios vizinhos. Confira a projeção, segundo a MetSul:

  • Sexta-feira (20): O dia será de chuva, com temperaturas variando entre 12°C e 15°C. A precipitação estimada é de 9.5mm.

  • Sábado (21): Previsão de chuva fraca, com mínima de 9°C e máxima de 14°C. O volume de chuva será baixo, de 0.5mm.

  • Domingo (22): A chuva se intensifica, com um volume esperado de 32.5mm. As temperaturas ficam entre 8°C e 16°C.

  • Segunda-feira (23): O dia segue chuvoso, com o maior volume de precipitação da semana, 35.5mm. A temperatura mínima despenca para 0°C, enquanto a máxima atinge 15°C.

  • Terça-feira (24): O tempo firma com céu claro, mas o frio se intensifica. A mínima será de -1°C e a máxima não passa dos 7°C. Não há previsão de chuva.

  • Quarta-feira (25): A previsão indica chuva isolada, com temperaturas entre 1°C e 13°C. A precipitação é de 2.7mm.

Temperaturas e fenômenos da estação

Para a maior parte do Rio Grande do Sul, a temperatura deve se manter dentro da média climatológica. A Serra Gaúcha e o extremo sul do estado podem ter valores ligeiramente acima do normal, mas sem os episódios de calor prolongado dos últimos anos. Com o frio mais presente, eventos de geada ampla são considerados mais prováveis. A expectativa para a ocorrência de neve também é maior do que nos invernos anteriores, com maior chance do fenômeno ocorrer entre julho e agosto no Rio Grande do Sul e em Santa Catarina.

Como fica a chuva no Rio Grande do Sul

A distribuição da chuva será irregular. Julho deve ser um mês com mais dias secos, enquanto agosto e setembro podem ter precipitação ligeiramente acima da média no norte e oeste do estado. No balanço geral, a previsão é de chuva dentro da média para as áreas norte e oeste, e um pouco abaixo da média para as regiões Central, Sul e Leste. Municípios como Caxias do Sul e Passo Fundo devem ter volumes dentro do esperado. Já em Santa Maria, Uruguaiana, Pelotas e Rio Grande, a precipitação deve ficar um pouco abaixo da média histórica.

Cenário no Brasil

A distribuição de chuva será irregular em todo o país. A umidade mais presente no Sudeste e Centro-Oeste em agosto e setembro pode contribuir para reduzir a severidade das queimadas. No entanto, a preocupação persiste na região do Matopiba (Maranhão, Tocantins, Piauí e Bahia), onde um possível atraso no retorno das chuvas na primavera pode elevar o risco de incêndios florestais.

Foto: Mycchel Legnaghi/Divulgação
Foto: Mycchel Legnaghi/Divulgação

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page