top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Internacional encerra tabu de 36 anos com vitória sobre o Cruzeiro no Mineirão

Neste domingo (5), o Internacional conquistou uma vitória histórica ao derrotar o Cruzeiro por 2 a 1 no Estádio Mineirão. O triunfo marcou o fim de um tabu que durava 36 anos, desde a última vitória do Colorado diante da Raposa no mesmo local, durante a semifinal da Copa União de 1987.


Naquela ocasião, o Internacional assegurou sua vaga na final com um gol de Amarildo, mas acabou perdendo para o Flamengo na decisão. A Copa União começou como uma competição organizada pelo Clube dos 13, que buscava independência da Confederação Brasileira de Futebol (CBF). Posteriormente, a competição se tornou um dos "módulos" de um campeonato mais amplo, envolvendo equipes que não faziam parte do Clube dos 13 ou que haviam ficado de fora da Copa inicial.


O Flamengo conquistou o título do Módulo Verde, com o Internacional como vice-campeão. A CBF, na época, tinha o entendimento de que Flamengo e Internacional deveriam disputar um quadrangular final com Sport e Guarani, campeão e vice do Módulo Amarelo, mas essa partida nunca aconteceu. Até hoje, persiste um debate sobre quem é o verdadeiro campeão brasileiro de 1987, se foi o Flamengo ou o Sport, os vencedores dos primeiros módulos.


Como estava o Brasil


Esse período do futebol refletia um Brasil político instável, com a transição do governo militar para a democracia. José Sarney assumiu a presidência após a morte de Tancredo Neves, eleito indiretamente, e a inflação era um problema crônico, com o Plano Bresser, lançado em 1987, buscando solucioná-la com o congelamento temporário de preços e salários. A inflação atingiu um acumulado de 415% em 1987.


Além do esporte, o ano de 1987 foi marcado por Nelson Piquet conquistando seu terceiro título mundial de Fórmula 1, a seleção brasileira de basquete masculino ganhando a medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos em Indianápolis, e o sucesso de desenhos animados como He-Man, Thundercats e Tartarugas Ninjas.


Entretanto, nem tudo foi alegria naquele ano, já que em setembro de 1987 ocorreu o pior acidente radiológico fora de usina nuclear. Dois catadores de recicláveis desmontaram parte de um aparelho de clínica abandonada em Goiânia, liberando o Césio-137, uma substância radioativa que afetou gravemente a cidade, causando quatro mortes e prejudicando mais de mil pessoas.


Nesta histórica vitória sobre o Cruzeiro, a escalação do Internacional incluiu: Taffael; Luís Carlos Winck, Aloísio, Nenê, Paulo Roberto; Airton Caixão, Norberto, Luís Fernando Flores, Félix Brítez, Amarildo e Paulinho Gaúcho, comandados por Ênio Andrade. O Cruzeiro, por sua vez, iniciou o jogo com Gomes; Balu, Gilmar Francisco, Genilson, Vilmar, Ademir, Eduardo Lobinho, Douglas, Careca, Gil e Cláudio Adão, sob a direção de Jair Pereira.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page