Clássico no Beira-Rio marca reencontro das equipes após quatro meses e muitas mudanças nos times
Internacional e Grêmio voltam a se enfrentar neste sábado (19), às 16h, no estádio Beira-Rio, em Porto Alegre, pela 30ª rodada do Brasileirão. O clássico ocorre quase quatro meses depois do último Gre-Nal, válido pelo primeiro turno, quando o Colorado venceu por 1 a 0, em Curitiba. Desde então, os dois times passaram por mudanças em seus elencos, comandos técnicos e estilos de jogo.
Inter sob novo comando
A principal mudança no Inter desde o último clássico foi a troca de treinador. Após a vitória no Gre-Nal de junho, Eduardo Coudet acumulou uma série de cinco jogos sem vencer e acabou demitido. Roger Machado assumiu o comando e alterou o esquema tático do time, que passou do 4-1-3-2 de Coudet para o 4-2-3-1. O Inter de Roger joga de forma mais direta e com menos posse de bola, mas tem mostrado um ataque mais eficiente, com média de 1,67 gol por jogo, em comparação aos 0,92 da época de Coudet.
Apesar de sofrer mais gols com Roger — a média subiu de 0,85 para 1 por jogo —, o time subiu na tabela, passando do 10º para o 6º lugar, entrando no G-6 após o empate com o Corinthians na última rodada.
Mudanças no Grêmio
No lado gremista, o time também sofreu oscilações após a derrota no Gre-Nal do primeiro turno. O Tricolor conseguiu subir na tabela, mas sofreu eliminações na Copa do Brasil e na Libertadores. Renato Portaluppi promoveu uma mudança tática significativa após a derrota para o Criciúma, em setembro. O Grêmio adotou uma postura mais recuada, com linhas de marcação mais próximas, e deu espaço a jogadores como Edenilson e Aravena, que substituíram Monsalve e Soteldo.
Reformulação nas escalações
Ambos os times terão formações bastante diferentes em relação ao Gre-Nal de junho. No Inter, apenas cinco jogadores que começaram o último clássico devem iniciar a partida de sábado: Vitão, Alan Patrick, Fernando, Bruno Henrique e Wesley. Fernando, que jogou como zagueiro no Couto Pereira, agora atua como volante.
Já o Grêmio terá apenas três remanescentes do último clássico entre os titulares: o goleiro Marchesín, o lateral João Pedro e o volante Dodi. Jogadores como Jemerson, Aravena e Braithwaite, contratados na janela de meio de ano, agora são peças importantes no time de Renato Portaluppi.
Quem ganhou e quem perdeu espaço no Inter
A chegada de Roger Machado trouxe mudanças importantes no elenco colorado. Bernabei, que era reserva com Coudet, agora é titular na lateral-esquerda. O jovem Gabriel Carvalho, de 17 anos, também ganhou espaço e é uma das promessas do time. Por outro lado, jogadores como Renê e Wanderson, que eram titulares absolutos, agora estão no banco.
Além disso, o Inter contará com o retorno de Rochet e Borré, que estavam com suas seleções na Copa América durante o último Gre-Nal. Na lateral-direita, Bruno Gomes assumiu a posição após a saída de Bustos para o River Plate.
Quem ganhou e quem perdeu espaço no Grêmio
No Grêmio, alguns jogadores que não estavam disponíveis no primeiro turno devem começar o Gre-Nal de sábado. Jemerson, Aravena e Braithwaite foram contratados recentemente e ganharam espaço no time. Edenilson, que era reserva no último clássico, agora é titular.
Jogadores que participaram do Gre-Nal de junho, como Carballo, Galdino e Gustavo Nunes, já não estão mais no clube, enquanto Kannemann, que ficou fora por lesão no primeiro turno, deve estar à disposição para o clássico no Beira-Rio.
As escalações do último Gre-Nal
Inter: Fabrício; Bustos, Vitão, Fernando e Renê; Thiago Maia, Bruno Henrique (Aránguiz); Wesley, Alan Patrick (Mercado) e Wanderson (Igor Gomes); Lucas Alario (Lucca, depois Gustavo Prado). Técnico: Eduardo Coudet.
Grêmio: Marchesín; João Pedro (Fábio), Geromel, Gustavo Martins e Reinaldo; Dodi (Ely), Carballo (Edenilson); Pavón, Cristaldo (Nathan Fernandes)e Gustavo Nunes; Galdino (João Pedro Galvão). Técnico: Renato Portaluppi.
Prováveis escalações para o Gre-Nal deste sábado
Internacional: Rochet; Bruno Gomes, Rogel, Vitão, Bernabei; Fernando, Bruno Henrique; Gabriel Carvalho, Alan Patrick, Wesley; Borré.
Grêmio: Marchesín; João Pedro, Jemerson, Kannemann, Mayk; Dodi, Villasanti; Edenilson, Cristaldo, Aravena; Braithwaite.
Comments