top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Instituto Nacional de Meteorologia emite quatro novos alertas de tempestade e vendaval para 11 regiões do Rio Grande do Sul

Alertas, válidos até o final desta quarta-feira, incluem riscos de ventos fortes, chuvas intensas e queda de granizo

 

Na manhã desta quarta-feira (8), o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu quatro novos alertas de tempestade e vendaval para ao menos 11 regiões do Rio Grande do Sul. Os avisos abrangem municípios do Sul, Centro, Região Metropolitana, Vale do Sinos, Serra, Vale do Rio Pardo, Vale do Taquari, Norte, Região das Missões, Fronteira Oeste e Noroeste, e são válidos até o final desta quarta-feira.

Dentre os quatro alertas publicados, dois são classificados na cor laranja, indicando perigo. Um deles, válido até as 16h, é para perigo de vendaval em municípios da Região Metropolitana, Vale do Sinos, Serra, Vale do Taquari, Noroeste e Norte. Nestas áreas, a velocidade do vento pode variar entre 60km/h e 100km/h, com risco de queda de árvores, destelhamento de casas e danos gerais em edificações e plantações.

O segundo alerta laranja, também indicando perigo, sinaliza a possibilidade de chuva entre 50 e 100 milímetros no dia, vento intenso, podendo atingir velocidades entre 60km/h e 100km/h, e queda de granizo. Este aviso, válido até as 18h desta quarta-feira, pede atenção especial para cidades como Mostardas, no Litoral Sul; Santa Maria, na Região Central; Santo Ângelo, nas Missões; e São Borja, na Fronteira Oeste.

Além disso, foram emitidos dois alertas amarelos, indicando perigo potencial. Um deles é para municípios da Região Metropolitana, Centro, Vale do Rio Pardo, Vale do Sinos, Serra, Vale do Taquari, Noroeste e parte do Norte. Nestas regiões, a chuva deve ser menos volumosa, podendo ficar entre 20mm e 30mm por hora, ou 50mm ao dia, com risco de ventania de até 60km/h. Este aviso é válido até as 17h desta quarta-feira.

O outro alerta amarelo é específico para os municípios gaúchos próximos à divisa com Santa Catarina. Estes locais, incluindo algumas cidades catarinenses, devem registrar até 50mm de chuva até as 23h59min desta quarta-feira, com chance de ventania e queda de granizo.

Além dos alertas de tempestade e vendaval, o Inmet também emitiu um alerta amarelo para perigo potencial de declínio de temperatura. Válido das 15h desta quarta-feira (8) até as 9h de quinta-feira (9), o aviso abrange quase todas as regiões gaúchas, com exceção de alguns municípios localizados na Serra, Noroeste e no Norte. Há risco de declínio entre 3ºC e 5ºC na temperatura, com alguns lugares, principalmente no sul do Estado, podendo registrar a temperatura mais baixa do dia durante a noite.

Commentaires


VEJA TAMBÉM

bottom of page