Evento reúne especialistas e egressos para debater temas atuais do setor e promover troca de conhecimentos entre os dias 9 e 13 de setembro
O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) – Campus Sertão iniciou, na segunda-feira (9), a X Semana Acadêmica do curso de Bacharelado em Zootecnia. A abertura do evento ocorreu às 8h30, com a presença do Diretor de Desenvolvimento Institucional, Márcio Luís Vieira; da Diretora de Ensino, Rosana Corazza; do coordenador do curso, Tomas Weber; e da presidente do Centro Acadêmico de Zootecnia do Alto Uruguai (CAZAU), Graziele Garmatz.
Após a abertura, o CAZAU promoveu um jogo de perguntas e respostas com brindes, seguido por uma mesa redonda com Elaine Dalberto, da fábrica de rações COTAPEL; Victória Baldin Silvestri, da Cooperativa Cotrijal; e Rodrigo Nis Pinós, da BRF-Lajeado, moderada pela professora Juliana Santos.
Ainda na segunda-feira, Camila Antunes da Silva iniciou as palestras técnicas com uma discussão sobre confinamento bovino. Em seguida, Eduardo da Cruz apresentou inovações no uso de leveduras para nutrição animal.
Na terça-feira (10), Laura Argenti discute a relação entre nutrição e saúde intestinal, e Rafael Lazzari falou sobre o manejo alimentar na piscicultura. À tarde, Andressa Pelizari aborda a produção de insetos para alimentação animal, e André Mello Cerbaro discutiu parâmetros digestivos em equinos.
Na quarta-feira (11), Felipe Secco falará sobre melhoramento genético em bovinos de leite, e Maria Eduarda Molossi Horn abordará os desafios na sanidade e reprodução na ovinocultura. À tarde, os participantes realizarão uma visita técnica à Cabanha São Roque, em Mato Castelhano/RS.
Na quinta-feira (12), o médico veterinário Eder Ghedini discutirá bem-estar animal, seguido pelo engenheiro agrônomo Lucas Vargas Oliveira, que falará sobre manejo de pastagens sustentáveis.
O evento será encerrado na sexta-feira (13), com o zootecnista Duani Balbinot abordando a apicultura na Serra Gaúcha, e Roney Andreolla De Rocco compartilhando suas experiências na extensão rural e o impacto da zootecnia no agronegócio brasileiro.
Comentários