INSS inicia devolução de descontos indevidos a aposentados e pensionistas nesta quarta-feira
- Andrei Nardi

- 14 de mai.
- 2 min de leitura
Pedidos podem ser feitos pelo aplicativo ou site Meu INSS e pelo telefone 135; cerca de 9 milhões de segurados foram notificados sobre cobranças não autorizadas
A partir desta quarta-feira (14/05), aposentados e pensionistas do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) podem solicitar a devolução de valores descontados indevidamente em seus benefícios. A solicitação deve ser feita pelo aplicativo ou site Meu INSS, ou ainda pela central telefônica 135.
A medida ocorre após o início das notificações sobre descontos realizados por entidades associativas. Segundo o INSS, cerca de 9 milhões de segurados começaram a ser informados na terça-feira (13/05) sobre a existência de vínculos com associações e os respectivos descontos realizados nos últimos anos.
“O INSS afirma que a Dataprev, empresa que fornece tecnologia para o INSS, está monitorando e acompanhando de perto o aplicativo Meu INSS”, informou a autarquia em nota enviada à Agência Brasil.
Como consultar e pedir reembolso
Para saber se houve descontos, o beneficiário deve acessar o serviço “Consultar Descontos de Entidades Associativas” no aplicativo Meu INSS. Caso identifique alguma cobrança não autorizada, é possível pedir a devolução diretamente pelo aplicativo, site ou telefone 135.
A consulta é gratuita e pode ser feita em celulares com sistema Android ou iOS. É necessário criar uma conta com CPF e senha no sistema Gov.br. Também é possível acessar usando o internet banking de bancos credenciados.
Ampliação do atendimento
Com o alto volume de acessos, o aplicativo pode apresentar instabilidades. Por isso, o governo federal negocia com os Correios a abertura das 8,5 mil agências da estatal para atendimento presencial, especialmente voltado a quem não utiliza meios eletrônicos.
Notificações e segurança
Os beneficiários recebem mensagens diretamente no aplicativo Meu INSS. Aqueles que tiveram descontos recebem alertas a partir desta quarta-feira (14/05). Já os que não registraram descontos foram notificados na semana passada com a seguinte mensagem:
“Fique tranquilo, nenhum desconto foi feito em seu benefício. O governo federal descobriu a fraude dos descontos associativos não autorizados e seguirá trabalhando para proteger você e seu benefício”.
O INSS alerta que não realiza contatos por telefone ou mensagens SMS. O único canal oficial de notificação é o aplicativo Meu INSS.
Em caso de dúvidas, o atendimento pelo telefone 135 está disponível de segunda a sábado, das 7h às 22h. Os horários de menor espera são após as 16h e aos sábados.










