Inscrições abertas para cursos técnicos e superiores gratuitos no IFRS Campus Sertão; prazo termina dia 10
- Andrei Nardi

- há 1 dia
- 2 min de leitura
Ocupação de vagas não preenchidas ocorre por ordem de inscrição em 17 unidades gaúchas e não possui taxa de participação
As inscrições para vagas remanescentes em cursos técnicos e de graduação no Campus Sertão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul (IFRS) estão abertas até o dia 10 de fevereiro. A seleção integra um processo estadual com mais de 1.100 vagas para ingresso no primeiro semestre. O serviço é gratuito e não há cobrança de taxa de inscrição.
Vagas disponíveis no Campus Sertão
A unidade de Sertão apresenta oportunidades específicas nos seguintes formatos:
Técnico em Agropecuária (Subsequente): Turnos manhã e tarde, duração de 1 ano mais estágio. Requisito: ensino médio completo.
Bacharelado em Zootecnia: Turnos manhã e tarde, duração de 5 anos mais estágio. Requisito: ensino médio completo.
Licenciatura em Ciências Biológicas: Turno da manhã, duração de 4 anos mais estágio. Requisito: ensino médio completo.
Tecnologia em Gestão do Agronegócio: Noturno com carga horária EaD, duração de 3 anos e meio mais estágio. Requisito: ensino médio completo.
Técnico em Administração (EJA): Noturno, duração de 3 anos. Requisito: ensino fundamental completo.
Procedimentos para Inscrição
O procedimento deve ser realizado exclusivamente pelo site ingresso.ifrs.edu.br, mediante uso de login e senha da conta Gov.br. Os candidatos devem anexar a documentação exigida no Edital n.º 03/2026. Além de Sertão, o IFRS disponibiliza vagas em campi como Alvorada, Bento Gonçalves, Canoas, Caxias do Sul, Erechim, Farroupilha, Feliz, Ibirubá, Osório, Porto Alegre, Restinga, Rio Grande, Rolante, Vacaria, Veranópolis e Viamão.
Critérios de Seleção
A classificação será definida pela ordem de envio da inscrição no sistema, respeitando-se a reserva de cotas prevista em edital. Para os cursos de graduação, o candidato deve comprovar obrigatoriamente um dos seguintes requisitos:
Realização de exame de seleção do IFRS a partir de 2019/1, sem eliminação;
Participação no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) a partir de 2015, com nota superior a zero em todas as provas, incluindo a redação.
Notas de candidatos na condição de "treineiro" no Enem não são aceitas. Conforme as normas da instituição, o desempenho nas provas anteriores não será utilizado para ranqueamento, servindo apenas como critério eliminatório de habilitação.
As inscrições iniciaram no último dia 04 de fevereiro e seguem ativas até o limite do prazo estabelecido para o encerramento do processo.





![[ÁUDIO] Olho Vivo | 06/02/2026 - Clínica Cortez promove testes de saúde gratuitos em Estação neste sábado, 7 de fevereiro](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_2b0636db02a640aea557964d628ae706~mv2.jpg/v1/fill/w_333,h_250,fp_0.50_0.50,q_30,blur_30,enc_avif,quality_auto/1077ee_2b0636db02a640aea557964d628ae706~mv2.webp)
![[ÁUDIO] Olho Vivo | 06/02/2026 - Clínica Cortez promove testes de saúde gratuitos em Estação neste sábado, 7 de fevereiro](https://static.wixstatic.com/media/1077ee_2b0636db02a640aea557964d628ae706~mv2.jpg/v1/fill/w_273,h_205,fp_0.50_0.50,q_90,enc_avif,quality_auto/1077ee_2b0636db02a640aea557964d628ae706~mv2.webp)



