top of page

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Inmet emite novos alertas para temporais no Rio Grande do Sul com avanço de frente fria

Estado registra fortes chuvas e ventos de até 100 km/h; risco de alagamentos e estragos é elevado em diversas regiões

 

Com a chegada de uma frente fria, o Rio Grande do Sul tem enfrentado intensos períodos de chuva, levando o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) a emitir dois novos alertas, de severidade amarela e laranja, para temporais com grandes volumes de chuva e ventania. O alerta é válido para áreas da metade norte do estado até quarta-feira (2).

Alerta laranja: riscos mais severos

Desde as 10h15min desta terça-feira (1º), está em vigor um alerta laranja que prevê temporais com rajadas de vento entre 60 km/h e 100 km/h nas regiões Noroeste, Norte e parte da Serra. O alerta segue até as 10h de quarta-feira (2), e abrange cidades como Caxias do Sul, Ijuí e Passo Fundo. Nessas áreas, o volume de chuva pode alcançar entre 30 e 60 milímetros por hora ou até 100 milímetros ao longo do dia, o que aumenta o risco de alagamentos, cortes de energia, queda de árvores e prejuízos nas plantações.

Alerta amarelo: risco moderado

O alerta amarelo também está vigente até as 10h de quarta-feira e cobre uma extensa faixa que vai da costa gaúcha, passando por Porto Alegre, Vales, Região Metropolitana, até partes das regiões Central e Noroeste. Nessas áreas, a previsão é de chuvas de até 50 milímetros e ventos entre 40 km/h e 60 km/h, com possibilidade de queda de granizo. O risco de danos, como corte de energia elétrica e quedas de galhos, é considerado baixo, mas presente.

Outubro chuvoso

Outubro é historicamente um mês de altos índices pluviométricos no Rio Grande do Sul, com volumes que variam entre 180 e 300 milímetros, dependendo da região. Até as 8h desta terça-feira, por exemplo, Bagé, na Fronteira Oeste, já acumulava 59,4 milímetros de chuva.


Comments


VEJA TAMBÉM

bottom of page