Inep realizará provas do Enem 2024 em 3 e 10 de novembro para mais de 5 milhões de candidatos
- Andrei Nardi

- 24 de out. de 2024
- 2 min de leitura
Exame Nacional do Ensino Médio ocorrerá em 1.753 municípios, com ampla estrutura logística e de segurança
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) aplicará as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nos dias 3 e 10 de novembro de 2024, abrangendo mais de 5 milhões de inscritos em todo o Brasil. As provas serão realizadas em cerca de 10 mil locais, distribuídos em 1.753 municípios, que contarão com aproximadamente 140 mil salas de aula.
Logística e segurança
Para garantir o funcionamento seguro e eficiente do exame, o Inep já finalizou as etapas de planejamento logístico, após a conclusão de quatro reuniões regionais em setembro de 2024. A aplicação das provas envolverá mais de 300 mil colaboradores, incluindo aplicadores de provas, fiscais de corredor e de portão, além de intérpretes de Língua Brasileira de Sinais (Libras) e outros profissionais que atenderão os 58 mil candidatos com necessidades especiais.
As provas impressas, totalizando 9 milhões de exemplares, serão distribuídas por meio de 10,8 mil rotas de transporte. Os Correios, responsáveis pela operação logística do Enem há mais de 15 anos, cuidarão do envio e da coleta dos cartões-resposta. Após as provas, os malotes serão transportados para os centros de correção em um processo chamado de logística reversa.
Acessibilidade
O Inep reforçou a política de acessibilidade, disponibilizando 78 mil recursos, como provas em Braille, fontes ampliadas, leitura labial e assistência para transcrição. Estão previstos ambientes acessíveis para candidatos com mobilidade reduzida e salas especiais para lactantes. Além disso, o Inep garante o tratamento pelo nome social e realiza uma versão específica do exame para pessoas privadas de liberdade (PPL).
Como consultar o local de prova
Os candidatos já podem verificar os locais de prova através do Cartão de Confirmação de Inscrição, disponível na página do participante do Enem, acessível com login no portal Gov.br.
Estrutura do Enem
Desde sua criação em 1998, o Enem avalia o desempenho dos estudantes no final do ensino médio. As provas, distribuídas em dois dias, cobrem quatro áreas de conhecimento: linguagens, ciências humanas, ciências da natureza e matemática, somando 180 questões objetivas, além da redação. As notas do exame podem ser usadas em programas de acesso ao ensino superior, como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fundo de Financiamento ao Estudante do Ensino Superior (Fies). Além disso, instituições de Portugal que possuem acordo com o Inep aceitam as notas do Enem para ingresso em seus cursos.
O edital do Enem 2024, com todas as orientações, está disponível no Diário Oficial da União.










