Inep prorroga inscrições para o Enem 2025 até 13 de junho
- Andrei Nardi
- 10 de jun.
- 2 min de leitura
Prazo para pagamento da taxa de R$ 85 se encerra em 18 de junho; datas de aplicação das provas estão mantidas para novembro
O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) estendeu o prazo para as inscrições do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 até a próxima sexta-feira, dia 13 de junho. A prorrogação, anunciada pelo instituto, também abrange os pedidos de atendimento especializado e de tratamento por nome social. O processo de inscrição deve ser feito exclusivamente pela Página do Participante.
Datas das provas
Segundo o Inep, as datas de aplicação das provas permanecem as mesmas para a maior parte do país: 09 e 16 de novembro.
A exceção ocorre nos municípios de Belém, Ananindeua e Marituba, no Pará. Devido à realização da 30ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP 30), os candidatos dessas localidades farão o exame nos dias 30 de novembro e 07 de dezembro.
Taxa e procedimento de inscrição
A taxa de inscrição tem o valor de R$ 85,00 e deve ser paga até o dia 18 de junho. As inscrições são realizadas exclusivamente pela Página do Participante, no endereço eletrônico enem.inep.gov.br/participante.
Uso da nota do Enem
A nota obtida no Enem 2025 é utilizada pelos estudantes para concorrer a vagas em universidades e institutos federais por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). O resultado também possibilita o acesso a bolsas de estudo de 50% e 100% pelo Programa Universidade Para Todos (ProUni) e a financiamentos pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O exame serve ainda como ferramenta para a certificação de conclusão do Ensino Médio. Para isso, o participante precisa atingir uma pontuação mínima de 450 pontos em cada uma das áreas de conhecimento e 500 pontos na prova de redação.
