top of page

Indígena é morto a tiros em reserva de Erebango

  • Foto do escritor: Andrei Nardi
    Andrei Nardi
  • 16 de set.
  • 1 min de leitura

Polícia investiga disputa pelo cacicado da terra indígena como motivação para o crime ocorrido na Reserva Ventarra

Um indígena foi morto a tiros na manhã desta segunda-feira, 15 de setembro, durante um conflito na Reserva Ventarra, em Erebango, no Norte do Rio Grande do Sul. Segundo a Brigada Militar, a principal suspeita é de que o crime tenha sido motivado por uma disputa pelo poder na liderança da comunidade Kaingang que habita a área de 772 hectares. A identidade da vítima não foi divulgada.

O homem foi atingido por um disparo de arma de fogo e chegou a ser socorrido ao hospital de Getúlio Vargas, mas não resistiu aos ferimentos. De acordo com o comandante da 1ª Companhia Independente de Getúlio Vargas, major Ailton Trindade, informações preliminares indicam um desentendimento interno. "Ao que tudo indica, seria uma disputa, alguma insatisfação pelo cacicado. Eles buscam a colocação de outra liderança no lugar da atual cacique", explicou Trindade.

A Brigada Militar informou que, embora existam episódios de violência no passado na reserva, o conflito atual é recente e não possui relação com a recente ocupação de uma propriedade rural pelos indígenas. A Polícia Federal e o 3º Batalhão de Choque de Passo Fundo foram acionados e estão no local para atender a ocorrência.

VEJA TAMBÉM

OUÇA AO VIVO

Sideral FM

98 FM

Estação FM

bottom of page