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Inclusão da Transbrasiliana no PAC motiva reunião entre AMAU e DNIT

A inclusão da Transbrasiliana (BR-153 que liga Erechim à Passo Fundo) no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) do governo federal motivou uma reunião entre a AMAU e o DNIT. O encontro, realizado de forma online nesta quarta-feira, teve como objetivo obter informações sobre o andamento do projeto técnico, que está atrasado, e é fundamental para garantir a inclusão dos recursos da obra no Orçamento da União para o próximo ano.

Participaram da reunião o superintendente regional do DNIT no RS, Hiratan Pinheiro da Silva, o chefe dos serviços do DNIT na região, Adalberto Jurach, o presidente da AMAU e prefeito de Barra do Rio Azul, Marcelo Arruda, além dos prefeitos de Erechim, Getúlio Vargas, Ipiranga do Sul, Erebango e Sertão.

O projeto da Transbrasiliana, que teve início em 2020 com a empresa Rudra Engenharia de Goiânia, possui uma extensão de 68,4 km. O prazo para entrega do contrato era de 660 dias, com previsão de término para o final de 2021. No entanto, devido à complexidade da obra e inconsistências no projeto entregue, o prazo foi protelado e agora solicitaram uma nova prorrogação para entregar o material até o fim do ano.

Hiratan Pinheiro da Silva, superintendente regional do DNIT, esclareceu que o que foi incluído no PAC foi o projeto da Transbrasiliana e não a obra em si. Ele ressaltou que cabe aos prefeitos da AMAU dialogarem com o Estado sobre a obra de duplicação da ERS 135, pois isso pode influenciar na construção da Transbrasiliana. Pinheiro da Silva destacou que a prioridade do DNIT é a Transbrasiliana, mas a AMAU deve ser a interlocutora desse debate.

Marcelo Arruda, presidente da AMAU, deixou claro que a região precisa das duas obras e que os prefeitos irão conversar com o governo do RS sobre essa necessidade e como ficará o contrato de concessão da ERS 135, para não ser um empecilho para o andamento da Transbrasiliana. Os prefeitos ressaltaram a importância das duas obras para o desenvolvimento regional e afirmaram que irão mobilizar esforços para garantir a realização delas.

Ao final da reunião, Marcelo Arruda elogiou o trabalho do DNIT no RS e resumiu a posição dos prefeitos, que é não abrir mão de nenhuma das obras e buscar entendimento com o governo do estado sobre a concessão da ERS 135. O principal desafio dos prefeitos da AMAU neste ano é concluir o projeto técnico da Transbrasiliana para garantir os recursos necessários em 2024.


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